100 Anos De Jazz Em Portugal Celebram-se No CCB

Para celebrar os 100 anos de jazz em Portugal, a Égide – Associação Portuguesa das Artes, em colaboração com o Hot Club Portugal, promove o primeiro musical português dedicado ao jazz, Tudo Isto é Jazz!, em cena no Centro Cultural de Belém a 9 de fevereiro.

Este espetáculo é uma ideia original de João Moreira dos Santos, com encenação de Carlos Antunes, guião dramatúrgico de Fernando Villas-Boas e cenografia de Blue e celebra o duplo centenário de Luís Villas-Boas, precursor do Jazz em Portugal, e do primeiro concerto internacional de jazz no nosso país. Coincidentemente, Luís Villas-Boas nasceu no mesmo ano em que se apresentava no Teatro da Trindade o grupo “Pan-American Ragtime Band”, que ficou na história do jazz português por ter sido o primeiro grupo internacional de jazz a atuar no nosso país.

Através de uma combinação de teatro e música, em Tudo Isto é Jazz! narra-se a progressão estética do jazz ao longo do século XX e, teatralmente, o ator João Lagarto dá a conhecer o percurso e o legado de Luís Villas-Boas (1924–1999), figura incontornável do jazz em Portugal e fundador do Hot Clube de Portugal, um dos clubes de jazz mais antigos da europa, e do Cascais Jazz (1971-1988), que trouxe a Portugal os maiores nomes do jazz, de Miles Davis e Ornette Coleman a Duke Ellington, Sarah Vaughan, Charles Mingus e Wynton Marsalis.

Este espetáculo musical reúne em palco três gerações de músicos da Orquestra do Hot Club de Portugal, dirigida por Pedro Moreira, à qual se juntam as cantoras Maria João, Rita Maria e Sofia Hoffmann, e os músicos Ricardo Toscano (saxofone), Laurent Filipe (trompete), Rão Kyao (flauta), Zé Eduardo (contrabaixo), Gonçalo Sousa (harmónica) e ainda Jorge Costa Pinto (maestro) e António José de Barros Veloso (piano), ambos nonagenários.

No dia de 9 de fevereiro estão ainda previstas outras iniciativas no CCB, na sala Luís de Freitas Branco, para assinalar o centenário do jazz em Portugal. A entrada é gratuita mediante inscrição através do e-mail: Info@egideartes.pt

Programa:

17h00 – Abertura por Ana Proença (presidente da Égide) e Pedro Moreira (presidente do Hot Clube de Portugal).
17h15 – Apresentação da exposição Cem Anos de Jazz em Portugal, da autoria do artista plástico XicoFran.
17h30 – Mesa-redonda “100 anos de Jazz em Portugal”: João Almeida (moderador), Pedro Moreira, Barros Veloso, João Moreira dos Santos.
18h30 – Sexteto Syncopators | Recriação ao vivo da música do primeiro grupo de jazz norte-Americano a tocar em Portugal (1927).
18h40 – Estreia do documentário Luís Villas-Boas: a Última Viagem, de Laurent Filipe.
19h40 – Apresentação do livro Luís Villas-Boas, o pai do Jazz em Portugal, da autoria de João Moreira dos Santos.

Os bilhetes para o Tudo Isto é Jazz! estão disponíveis a partir de 20 euros e encontram-se à venda nos locais habituais e no CCB.

Autor:Texto de Ana Filipa Correia
Artigo anteriorThe Heavy Atuam No Festival Alive
Próximo artigoEuforia Publica Nunca Mais Falamos Disto De Andrea Bartz

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome