De 18 a 21 de fevereiro o Centro Olga Cadaval, em Sintra, acolhe a 6ª edição do Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra, que este ano homenageia o britânico Terence Davies.
A programação desta edição arranca no dia 18, com a exibição da trilogia do realizador Terence Davies, no seu formato original de 35mm: Children, Madonna and Child e Death and Transfiguration.
A Competição Internacional este ano apresenta 14 curtas-metragens, e na Competição Nacional serão exibidas 16 curtas, todas produzidas em 2015. O júri é composto pela atriz Joana Santos, o montador de cinema João Braz, a produtora de cinema Joana Ferreira e o croata Igor Mirkovi, diretor do Motovun Film Festival.
Fora de competição vai decorrer a secção Hemisférico, que vai apresentar 5 curtas-metragens da Croácia, seleccionadas pelo Motovun Film Festival. E o Mini-Córtex, dedicado aos mais pequenos e programado em parceria com a MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa. Este ano o festival apresenta 10 filmes portugueses e internacionais e ainda um workshop de cinema de animação para Pais e Filhos.
Completam a programação várias atividades paralelas a ter lugar no vizinho MU.SA – Museu de Artes de Sintra.
Entre as figuras que vão estar presentes nesta 6ª edição, destaque para Claire Barwell, produtora do filme Death and Transfiguration, que vai apresentar a trilogia de Terence Davies e, enquanto realizadora, conduzir uma palestra sobre o papel da mulher no cinema: “Women in Film, a personal and political perspective from the UK” propõe-se a refletir sobre a necessidade contínua de uma maior representação das vozes e da perspectivas das mulheres no cinema.
Texto de Elsa Furtado













