Clássico De Shakespeare A Tempestade Estreia Hoje Em Cascais

O Teatro Experimental de Cascais (TEC) estreia hoje a peça de Shakespeare A Tempestade. José Raposo, Luiz Rizo, Renato Pino, Sérgio Silva e Teresa Côrte-Real são os protagonistas desta peça que vai estar em cena no Teatro Municipal Mirita Casimiro, no Monte Estoril.

A Tempestade, última peça escrita por Shakespeare, é uma história de “vingança, é uma história de amor, é uma história de conspirações oportunistas e é uma história que contrapõe a figura disforme, selvagem, pesada dos instintos animais que habitam o homem à figura etérea, incorpórea, espiritualizada de altas aspirações humanas, como o desejo de liberdade e a lealdade grata e servil”.

Uma Ilha é habitada por Próspero, Duque de Milão, mago de amplos poderes, e sua filha Miranda, que para lá foram levados à força, num ato de traição política. Próspero tem a seu serviço Caliban, um escravo em terra, homem adulto e disforme, e Ariel, o espírito servil e assexuado que pode se metamorfosear em ar, água ou fogo. Os poderes eruditos e mágicos de Próspero e Ariel combinam-se e, depois de criar um naufrágio, Próspero coloca na Ilha seus desafetos (no intuito de levá-los à insanidade mental) e um príncipe, noivo em potencial para a Ilha. Se o amor acontece entre os dois jovens, se a vingança de Próspero é bem-sucedida, se Caliban se modifica quando conhece os poderes inebriantes do vinho numa cena cômica com outros dois bêbados, tudo isso Shakespeare nos revela no enredo desta que por muitos é considerada sua obra-prima – uma história de dor e reconciliação.

Ao elenco profissional juntam-se ainda os alunos finalistas da Escola Profissional de Teatro de Cascais que irão assim apresentar a sua prova final de curso.

Encenada por Carlos Avilez, o texto foi traduzido por Fátima Vieira. Tem cenografia e figurinos de Fernando Alvarez, música original de Rui Rebelo, coreografia de Olga Roriz e dramaturgia de Miguel Graça.

A Tempestade pode ser vista até ao dia 4 de agosto, de terça a sábado, às 21h00 e aos domingos às 16h00. Os bilhetes encontram-se à venda nos locais habituais e no local e custam 10 euros.

Autor:Texto de Tânia Fernandes
Artigo anteriorFestas De Final De Tarde Regressam Ao The Oitavos Este Sábado
Próximo artigoO Fado Já Se Ouve Pela Rua EDP Do NOS ALIVE 2016

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome