25ª Edição Do Curtas Vila Do Conde Arranca Amanhã

A 25ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema arranca amanhã, dia 8, com o filme O Outro Lado da Esperança, de Aki Kaurismäki, premiado no Festival de Berlim.

Esta sessão está integrada na secção “Da Curta À Longa”, que acompanha o percurso de cineastas que passaram pelo festival, apresentando as suas longas-metragens. Ainda no sábado, será exibido Certain Woman, o novo trabalho de Kelly Reichardt, autora In Focus do Curtas Vila do Conde em 2014.

A abertura do Curtinhas, dedicado aos mais pequenos e jovens, vai ser feita pelo Gru – O Maldisposto 3, pelas 15h30. Neste mini-festival vai decorrer também uma competição de curtas-metragens, vários ateliers e um espaço infantil onde as crianças podem realizar atividades ligadas ao cinema enquanto os pais assistem às sessões.

Ainda neste dia, a Solar – Galeria de Arte Cinemática, um dos espaços do festival, inaugura Terra – uma exposição coletiva da nova geração de autores portugueses: Gabriel Abrantes (em colaboração com Ben Rivers), Priscila Fernandes, Pedro Neves Marques, Joana Pimenta, Lúcia Prancha, Francisco Queimadela e Mariana Caló. A mostra vai ficar patente até 17 de setembro.

A fechar o programa do primeiro dia, a Atlantic Coast Ochestra – um projeto composto por jovens músicos conduzidos pelo maestro Luis Miguel Clemente – apresenta, pela primeira vez em Portugal, uma banda sonora original composta por Andrew E. Simpson para o clássico mudo de Buster Keaton, The General (Pamplinas Maquinista), exibido em simultâneo.

No domingo são exibidas as longas 24 Frames, o filme póstumo de Abbas Kiarostami, em antestreia nacional, e Mariphasa, de Sandro Aguilar, em estreia mundial.

Como o Festival completa este ano Bodas de Prata convidou 25 personalidades a escolherem o seu filme preferido visto no festival. Uma “Carta Branca”, dividida em várias sessões ao longo da semana, vai apresentar obras de cineastas como Manoel de Oliveira, Federico Fellini, Jean-Luc Godard, Tim Burton, Maya Deren, Artavazd Pelechian, Chris Marker, Hal Hartley, Miguel Gomes, Matthias Müller, Man Ray, Gus Van Sant e João Pedro Rodrigues. A primeira sessão exibe, às 21h45, Corpo e Meio de Sandro Aguilar e Bicicleta de Luís Vieira Campos.

No Curtinhas, os filmes em competição de curtas-metragens, vão ser apresentados em várias sessões de cinema, divididas em três escalões etários (para maiores de 3, 6 e 9 anos). Será exibida uma seleção de filmes provenientes de todo o mundo que abordam, de forma lúdica e educativa, temas como a amizade, as etnias, o amor e a guerra. Nesta competição, o próprio júri é composto por um grupo de crianças que, em conjunto, decide qual o filme vencedor e entrega o Prémio Curtinhas MAR Shopping na Cerimónia de Encerramento. Os bilhetes para as sessões de cinema do Curtinhas custam entre 2 e 3,50 euros.

Durante os nove dias do festival, o Curtinhas disponibiliza o Espaço Infantil Brincar ao Cinema, onde os pais poderão deixar as crianças em tarefas educativas relacionadas com a imagem em movimento enquanto assistem às sessões de cinema. Este espaço receberá, também, três ateliers: uma Kids Jam Session, onde os participantes poderão encarnar uma estrela de rock enquanto exploram diferentes instrumentos musicais; um Workshop de Teatro de Papel, em que os mais novos serão convidados a construir réplicas de cenários e marionetas de teatro; e um Atelier de Marionetas, no qual duas cineastas darão a descobrir o cinema de animação através da criação e animação de personagens para um pequeno filme. Estes ateliers requerem inscrição prévia através do e-mail animar@curtas.pt.

Para além do cinema o Curtas este ano apresenta também um forte cartaz musical, com concertos dos Mão Morta, Capitão Fausto, Pega Monstro, Evols, Chassol e Atlantic Coast Orchestra.

No dia 12 de julho, o francês Chassol estreia-se em Portugal com um surpreendente espetáculo audiovisual onde vai apresentar um dos seus mais recentes projetos, Big Sun, um espetáculo multissensorial.

No ano em que também assinalam o 25º aniversário de Mutantes S21, os Mão Morta sobem ao palco do Teatro Municipal, no sábado 15 de julho, para uma apresentação integral do mítico álbum. A banda de Adolfo Luxúria Canibal regressa ao festival para um concerto de celebração do disco que lançou a banda. O concerto vai revisitar todos os temas de Mutantes S21 e uma seleção de outros trabalhos banda. Tendo como premissa a edição especial do álbum, que em 1992 foi lançada com uma banda desenhada, os Mão Morta convidaram 15 ilustradores portugueses – Alex Gozblau, André Coelho, André Covas, Ângela Vieira, António Gonçalves, Esgar Acelerado, João Lemos, João Maio Pinto, José Carlos Costa, Marco Mendes, Marco Moura, Miguel Ogoshi, Raquel Costa, Sebastião Peixoto e Tiago Manuel – para desenvolverem um trabalho alusiv o a cada um dos temas do disco. Sobre essas ilustrações, João Martinho Moura, artista de Arte Digital, desenvolverá um trabalho de visuais, atuando em tempo real com a banda.

Os bilhetes para estes espetáculos custam entre 5 e 14 euros e encontram-se à venda no Teatro Municipal de Vila do Conde e na rede da Bilheteira Online. Os portadores do Free Pass do festival têm acesso gratuito, com exceção dos concertos de Mão Morta e Capitão Fausto, para os quais têm 50% de desconto. Este passe geral, à venda a partir de 35 euros exclusivamente no site do Curtas Vila do Conde, garante também o acesso a todas as sessões de cinema.

Ainda na “Secção Stereo”, será apresentado, a 12 de julho, Minute Bodies: The Intimate World of F. Percy Smith, realizado por Stuart Staples, o vocalista dos Tindersticks, banda que esgotou dois espetáculos no Curtas Vila do Conde em 2015. Este filme é um tributo ao trabalho pioneiro de F. Percy Smith, inventor e cineasta do início do século XX, que desenvolveu técnicas cinematográficas de captação dos segredos da natureza em ação. A longa-metragem conta com banda sonora original dos Tindersticks, em colaboração com Thomas Belhom e Christine Ott.

A “Competição de Vídeos Musicais” vai apresentar uma seleção dos melhores vídeos musicais portugueses, inovadores na arte de combinar música e cinema.

O 25º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, que decorre entre 8 e 16 de julho, tem o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, do Ministério da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual, do programa MEDIA/Europa Criativa e de vários parceiros imprescindíveis à realização do festival, incluindo a Acción Cultural Española (AC/E) que apoia a forte presença de Espanha no Curtas Vila do Conde.

Autor:Texto C&H
Artigo anteriorCarta De Verão Do Populi Apresenta Novidades De Gastronomia Mediterrânica
Próximo artigoSuper Estrela Pop The Weeknd Brilha Na Primeira Noite Do NOS Alive 2017

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome