25ª Edição Do FMM Sines Arranca Amanhã E Conta Com Participantes De 34 Países

O FMM Sines – Festival Músicas do Mundo celebra entre 18 e 26 de julho de 2025 a sua 25ª edição, com um cartaz que reúne 49 concertos de artistas oriundos de quatro continentes. 

Entre os nomes mais sonantes do programa estão Youssou N’Dour, Julieta Venegas, Rokia Traoré, 47Soul, Orchestra Baobab e The Mystery of the Bulgarian Voices. A representação dos países de língua portuguesa inclui artistas como Nação Zumbi, Lena d’Água, Ana Lua Caiano, Bonga, Capicua, Bia Ferreira e Roberto Chitsonzo.

O cantor jamaicano Max Romeo, inicialmente previsto no cartaz e falecido em abril, será homenageado num concerto de tributo.

Nesta edição, o festival apresenta artistas de 34 países, com estreia de representantes da Bolívia, Gabão, Guatemala, Jordânia, Indonésia (Java) e da Somalilândia, território que reivindica reconhecimento internacional.

África volta a ter forte presença no FMM, com destaque para as lendas senegalesas Youssou N’Dour e Orchestra Baobab, a maliana Rokia Traoré, a gabonesa Pamela Badjogo e a banda congolesa Article15. Do sul e leste africanos, marcam presença Mokoomba (Zimbabué) e Sahra Halgan, que dá voz à Somalilândia.

Os países africanos de língua portuguesa estão representados por nomes consagrados como Bonga (Angola) e Roberto Chitsonzo (Moçambique), assim como pela nova geração de Cabo Verde, com Fidjus Codé di Dona e Fábio Ramos.

Das Américas, o Brasil traz Nação Zumbi, a “artivista” Bia Ferreira, Gabriele Leite e outros. Chegam também ao festival Ëda Diaz e Ácido Pantera (Colômbia), Sara Curruchich (Guatemala) e a reconhecida cantora mexicana Julieta Venegas.

A Ásia está representada pelo funk indonésio de Ali, pelos Warsi Brothers (Índia), Taiga (China), Selin Sümbültepe (Anatólia) e artistas palestinianos como Tamer Nafar e 47Soul.

Da Europa chegam nomes como The Mystery of the Bulgarian Voices (Bulgária), Mats Gustafsson (Suécia) com Kimmo Pohjonen (Finlândia), Kokoroko (Reino Unido), Tago Mago e Ko Shin Moon (França), Sami Galbi (Suíça), Maria Mazzotta e Kalàscima (Itália), e vários artistas de Espanha, incluindo Zeltia Irevire, Maestro Espada e Queralt Lahoz.
Portugal volta a marcar presença com artistas como Lena d’Água, Ana Lua Caiano, Capicua, Bateu Matou, Miss Universo, Luca Argel, Fidju Kitxora e Umafricana.

Além dos concertos, o FMM oferece um vasto programa cultural, com exposições, debates, oficinas, narração oral, atividades científicas e ações dirigidas a crianças e famílias.

As exposições em destaque são Balumuka! – Narrativa poética da liberação… ou ainda, Rebelião Poética Kaluanda e FIGURE OUT [Personagens de Literatura] Capítulo II, de Ana Baleia.

O programa “Entremarés” dá a conhecer o mar de Sines com atividades da Universidade de Évora e do MARE. Há ainda oficinas de percussão, contadores de histórias, debates no Pátio das Artes e espetáculos para bebés.

O festival contará também com uma Feira do Disco, do Livro e do Cartaz, onde será lançado o livro “Carlos Paredes – A Guitarra de um Povo”, de Octávio Fonseca, e “Chuva de Jasmim”, da poetisa palestina Shahd Wadi. Nas lojas do evento, estará disponível o livro comemorativo Espírito de Aventura: Uma História do FMM Sines, bem como um disco em vinil alusivo ao 25º aniversário.

A festa começa em Porto Covo, nos dias 18, 19 e 20 de julho, e prossegue em Sines de 21 a 26 de julho. Mais de 60% dos concertos terão entrada livre, sendo pagos apenas os espetáculos noturnos no Castelo (23 a 26 de julho).

Os bilhetes estão à venda, em sines e online e custam 15 euros para dia 23 de julho, 20 euros para dia 24 de julho, 25 euros para dias 25 e 26 de julho, 75 euros o passe de 4 dias (23-26 julho), e 40 euros (edição limitada a 1500 passes) o passe de 2 dias (25 & 26 julho).

O festival, organizado pela Câmara Municipal de Sines, volta a afirmar-se como uma das maiores celebrações da diversidade musical a nível europeu.

Autor:Texto de Francisco A. Fernandes
Artigo anteriorKylie Minogue Desceu À Terra Em Lisboa E Transformou A MEO Arena Num Templo Pop
Próximo artigo28ª Feira Do Alvarinho Animou Monção De 3 A 6 De Julho

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome