26ª edição da BTL arrancou hoje “com sotaque”

Reportagem de Elsa Furtado

btl2014-007Arrancou ontem na FIL, no Parque das Nações, a 26ª edição da BTL – Feira Internacional de Turismo de Lisboa, numa edição com grande enfoque empresarial, mas também com destaque para o mercado nacional, de que os Açores é o destino convidado. A nível internacional, o Brasil domina, com vários stands e regiões presentes, com várias acções dedicadas à “Copa do Mundo” e aos novos destinos TAP em “Terras Canarinhas”, sendo o Estado do Amazonas o destino internacional convidado.

O certame, que ocupa três dos quatro pavilhões da FIL, apresenta uma programação muito variada, sendo estes 2 (3 primeiros dias) exclusivamente dedicados aos negócios e aos profissionais da área, com apresentações de novos produtos, hotéis, rotas turísticas, conferências, reuniões, vários “cocktails” e provas de degustação.

A Rota dos Gigantes da Região do Vale do Lima, um Hotel-Museu-Restaurante do Chocolate em Viana do Castelo, a nova Pousada do Grupo Pestana na Serra da Estrela, e os novos destinos da TAP, são algumas das novidades apresentadas nesta BTL.

Contatos entre operadores e agentes de viagem, nacionais e internacionais, e possíveis parceiros de negócio e promoção, são as principais acções destes dois dias, intercaladas com alguma animação.

Sexta-feira para além de ser ainda um dia dedicado aos profissionais, é também o habitual dia reservado às escolas e visitas de grupos.

Açores
Açores

A partir das 18h00 de sexta-feira e durante o fim-de-semana vão então decorrer a maioria dos eventos programados, como concertos e atuações de ranchos folclóricos, teatro, degustações, mostras de produtos regionais, promoções, sorteios e vendas, destinadas ao público em geral.

É neste dia que a Feira lança o desfio “Seja Turista na BTL” – ganhe uma viagem para duas pessoas ao Estado do Amazonas, no Brasil, em que os visitantes são convidados a apresentarem-se vestidos de turistas. O traje mais original será premiado com uma viagem para duas pessoas,  válida a partir de junho de 2014. As primeiras 300 pessoas que se apresentarem na FIL como turistas, ganham um bilhete de entrada para a Feira.

Com uma área internacional cada vez mais pequena de ano para ano, são poucos os países que continuam a tentar conquistar os turistas portugueses. A Áustria apostou numa apresentação localizada, com destaque para as românticas Salzburg e Innsbruck, suas montanhas, belezas naturais e riqueza cultural.

Brasil
Brasil

Já o Egipto, Turquia, Tunísia e Marrocos apostam todos no “binómio” Praia e Cultura/História. Da América Latina, Cuba, Panamá e Argentina apelam ao nosso gosto pelas praias, música, dança, natureza e gastronomia.

Entre os PALOPS, Índia e Macau, a ligação a Portugal e as riquezas naturais são a aposta para atrair visitantes. Mas em ano de Mundial, o Brasil leva vantagem, e puxa por ela ao máximo com iniciativas e acções promocionais.

De realçar nesta zona, os lançamentos dos catálogos dos operadores para o verão com campanhas a preços especiais, e a divulgação de charters para destinos como Cuba ou Chipre.

This slideshow requires JavaScript.

Outra parte importante para conquistar visitantes, são os restaurantes e barraquinhas de produtos típicos e especializados instalados no pavilhão 3, que tentam vencer pelo paladar.

A BTL vai funcionar para profissionais hoje das 10h00 às 20h00, sexta das 10h00 às 18h00 e para o grande público sexta-feira, 14 de março, das 18h00 às 23h00, sábado, 15, das 12h00 às 23h00, domingo, 16, das 12h00 às 20h00.

Os bilhetes custam 10 euros para profissionais, 5 euros para o público em geral, 2,50 euros para estudantes e seniores,e jovens dos 11 aos 17 anos.

Artigo anteriorComuna apresenta Quem Quer Ser Irrevogável? Portugal um Reality Show
Próximo artigoAchados arqueológicos expostos em Parque subterrâneo no Cais do Sodré

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome