2ª edição da Judaica – Mostra de Cinema e Cultura regressa ao São Jorge a 27 de Março

ID_judaica_verticalA segunda edição da Judaica – Mostra de Cinema e Cultura , a decorrer entre 27 e 30 de março, no Cinema São Jorge, vai abordar diversos temas, desde a Segunda Guerra Mundial à atualidade, com uma mostra de 15 filmes, debates, sessões especiais e a presença de Ziad Doueri, realizador do filme de abertura, Atentado.

Filmes de leste, da América Latina, dos Estados Unidos e Israel, entre outros, bem como documentários e curtas metragens marcam o programa da mostra.

Nos documentários, A Lua é Judia, documentário de Michal Tkaczynsk, O Último voo de Petr Ginz, de Sandra Dickson e Os Judeus e o Dinheiro, de Lewis Cohen. As longas-metragens incluem O Atentado, do realizador libanês Ziad Doueiri, que abre o festival, O Mundo é Engraçado, de Shemi Zarhin, Fim de Temporada de Franziska Schlotterer, Rosinha, de Jan Kidawa-Blonsk, O Casamenteiro, de Avi Nesher, Os Mortos e os Vivos, de Barbara Albert, O Médico Alemão de Lucía Puenzo, Dançar em Jaffa, de Hilla Medalia, e o Cardeal Judeu, de Ilan Duran Cohen, a encerrar o festival. Já nas curtas o programa inclui Sapatos, de Costa Fam e Uma Coisa Tão Pequenina, curta de animação de Mizmor Watzman, compõem o programa de filmes do festival.

Outra curta, O Espelho Lento, de Solveig Norlund baseada num conto de Richard Zimler, vai passar no programa dedicado às sessões especiais que inclui também as Redes de Judiarias de Portugal, com a jornalista Miriam Assor e o historiador Paulo Mendes Pinto, e uma homenagem a Jan Karski e o seu papel no Holocausto.

1385029941Imagem_do_Outdoor_jpg

O destaque para o programa de debates, vai incluir personalidades como Kimberly Mann, Directora do Programa das Nações Unidas para o Ensino do Holocausto, que irá apresentar o documentário O Último Voo de Petr Ginz nas sessões para escolas e famílias, e de Ewa Wierzynska, Directora do Programa Jan Karski, Missão Inacabada, que vai moderar a sessão dedicada ao herói da resistência polaca.

O jornalista António Marujo vai moderar o debate depois do documentário A Lua é Judia, com o escritor Francisco José Viegas e o historiador João Medina, e a investigador Maria Pignatelli vai moderar o debate que segue o documentário Os Judeus e o dinheiro que conta com a participação do escritor Richard Zimler, a diplomata Manuela Franco e o historiador Jorge Martins.

O filme de encerramento, O Cardeal Judeu, baseado na vida do cardeal francês Jean-Marie Lustiger, vai ter a seguir um debate moderado por António Marujo, com a participação do Padre José Tolentino de Mendonça e o Rabino Eliezer di Martino.

Durante o festival vai ter também lugar uma feira do livro, uma sessão dedicada à Rede de Judiarias de Portugal, provas de vinhos, degustação de chocolates e produtos Kosher.

O preço dos bilhetes é de 4 euros. As sessões especiais têm entrada gratuita.

Texto de Catarina Delduque
Artigo anteriorTeatro Académico de Gil Vicente acolhe Oslo
Próximo artigoTeatro Meridional apresenta Moby Dick

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome