A segunda edição da Judaica – Mostra de Cinema e Cultura , a decorrer entre 27 e 30 de março, no Cinema São Jorge, vai abordar diversos temas, desde a Segunda Guerra Mundial à atualidade, com uma mostra de 15 filmes, debates, sessões especiais e a presença de Ziad Doueri, realizador do filme de abertura, Atentado.
Filmes de leste, da América Latina, dos Estados Unidos e Israel, entre outros, bem como documentários e curtas metragens marcam o programa da mostra.
Nos documentários, A Lua é Judia, documentário de Michal Tkaczynsk, O Último voo de Petr Ginz, de Sandra Dickson e Os Judeus e o Dinheiro, de Lewis Cohen. As longas-metragens incluem O Atentado, do realizador libanês Ziad Doueiri, que abre o festival, O Mundo é Engraçado, de Shemi Zarhin, Fim de Temporada de Franziska Schlotterer, Rosinha, de Jan Kidawa-Blonsk, O Casamenteiro, de Avi Nesher, Os Mortos e os Vivos, de Barbara Albert, O Médico Alemão de Lucía Puenzo, Dançar em Jaffa, de Hilla Medalia, e o Cardeal Judeu, de Ilan Duran Cohen, a encerrar o festival. Já nas curtas o programa inclui Sapatos, de Costa Fam e Uma Coisa Tão Pequenina, curta de animação de Mizmor Watzman, compõem o programa de filmes do festival.
Outra curta, O Espelho Lento, de Solveig Norlund baseada num conto de Richard Zimler, vai passar no programa dedicado às sessões especiais que inclui também as Redes de Judiarias de Portugal, com a jornalista Miriam Assor e o historiador Paulo Mendes Pinto, e uma homenagem a Jan Karski e o seu papel no Holocausto.

O destaque para o programa de debates, vai incluir personalidades como Kimberly Mann, Directora do Programa das Nações Unidas para o Ensino do Holocausto, que irá apresentar o documentário O Último Voo de Petr Ginz nas sessões para escolas e famílias, e de Ewa Wierzynska, Directora do Programa Jan Karski, Missão Inacabada, que vai moderar a sessão dedicada ao herói da resistência polaca.
O jornalista António Marujo vai moderar o debate depois do documentário A Lua é Judia, com o escritor Francisco José Viegas e o historiador João Medina, e a investigador Maria Pignatelli vai moderar o debate que segue o documentário Os Judeus e o dinheiro que conta com a participação do escritor Richard Zimler, a diplomata Manuela Franco e o historiador Jorge Martins.
O filme de encerramento, O Cardeal Judeu, baseado na vida do cardeal francês Jean-Marie Lustiger, vai ter a seguir um debate moderado por António Marujo, com a participação do Padre José Tolentino de Mendonça e o Rabino Eliezer di Martino.
Durante o festival vai ter também lugar uma feira do livro, uma sessão dedicada à Rede de Judiarias de Portugal, provas de vinhos, degustação de chocolates e produtos Kosher.
O preço dos bilhetes é de 4 euros. As sessões especiais têm entrada gratuita.
Texto de Catarina Delduque













