A zona comercial do Restelo, tem vindo a melhorar a sua oferta em matéria gastronómica. Novos espaços que abrem e renovação dos que ali se encontram há mais tempo fazem com que o bairro se esteja a tornar cada vez mais interessante. É o caso do 2good, que reabriu no início deste ano, com nova decoração e carta reforçada. Um ambiente confortável e uma seleção de bons petiscos a preço muito acessível é o que aqui pode encontrar.
Quem frequenta a zona reconhece de imediato os padrões das mesas. São reproduções do trabalho de cerâmica que reveste as paredes dos edifícios da zona, da autoria de Querubim Lapa. O artista plástico, reconhecido pelo seu trabalho de ceramista assina, entre outros, os conhecidos painéis em relevo da Pastelaria Mexicana, em Lisboa. A combinação com outros adereços vintage e iluminação de tons quentes, faz com que nos sintamos em casa.
Paula Monteiro proprietária do 2good, conta-nos que a decisão de renovar passou muito por restaurar o que já havia na casa: “Aproveitámos coisas que tínhamos, enquadrámos nos novos tons e conseguimos dar uma imagem diferente”. Deram também novo impulso à carta, pois apesar de terem já clientes fixos de algumas especialidades, perceberam que havia espaço para a estender.
Têm em vigor, neste momento, duas cartas: uma de almoço, com destaque para o prato do dia e a disponibilidade, sempre, de um prato vegetariano. Bifes, saladas, ovos e hambúrguer estão também sempre prontos a sair. Destes, ficámos a saber que o de salmão e o 2good encontram-se no topo das preferências. Há também petiscos para partilhar, como os croquetes (soubemos que a receita é da sogra, assim como a máquina exclusiva com que são feitos!), os ovos rotos com bacon, queijo chévre com mel e nozes, morcela assada com doce de maçã e canela, entre outros.
À noite, a carta estende-se e vai encontrar pratos verdadeiramente gourmet, a preço de bairro. Provámos o Entrecôte Parisienne, bem aconchegado de alecrim, com pimenta preta. De acompanhamento veio batata frita estaladiça e quisemos experimentar também o delicioso puré de batata com azeite e trufa branca.
Uma das novidades da carta é o Ribeye Maturado, para quem aprecia as carnes maturadas. Destaque ainda para o prato de bacalhau fresco ou o salmão grelhado com ervas aromáticas. Esta nova carta tem também opções vegetarianas como o strogonoff de cogumelos e natas de soja, couscous ou legumes salteados no wok.
Acompanhámos o prato com uma das especialidades da casa e que recomendamos, especialmente para dias frescos: a sangria de maçã com canela.
As sobremesas, caseiras, são irresistíveis. O bolo de chocolate com mousse avelã é especialmente indicado para os amantes de chocolate. A tarte de limão com leite condensado outro pecado invencível.
Se é dos que não perde um bom prato de cozido, vale a pena ficar de olho á página de facebook da casa. Pois, durante o inverno e sem periodicidade certa (avisam nas redes sociais), fazem buffets, aos sábados, de cozido ou feijoada. O prato custa 12 euros e pode comer tudo aquilo a que tem direito! As bebidas são pagas à parte.
Para jantares de grupo, o melhor é contacta-los diretamente, pois há ementas próprias. A casa tem lotação para cerca de 40 pessoas.
A esplanada é outro dos pontos fortes da casa. Ampla, resguardada, a deixar entrar os raios de sol e convidativa nas noites mais quentes.
O 2good localiza-se na Rua Duarte Pacheco Pereira 5E. Abre diariamente a partir das 11h00. De inverno, às segundas e terças e domingos encerra às 17h00, quarta e quinta feira às 24h00 e às sextas e sábados permanece aberto até à 1h00.
Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva



















