4ª Edição Da Bienal Internacional De Arte Gaia Decorre Até Julho

A 4ª edição da Bienal Internacional de Arte Gaia, decorre na Quinta da Fiação, em Levar, até ao dia 10 de julho. São cerca de 6 mil m2 que acolhem 13 exposições de mais de 500 artistas de 17 nacionalidades.

Esta edição homenageia o artista plástico Albuquerque Mendes com a exposição antológica EU, Albuquerque Mendes – Obras na Colecção de Serralves, com curadoria de Paula Pinto, e o escultor Paulo Neves, cuja curadoria da exposição antológica é assinada por Manuela Hobler.

Destaque para a exposição Novos Orientes, da autoria de Álvaro Siza e Carlos Castanheira que, sob a curadoria de Manuel Novaes Cabral, bem como a mostra O Coronavírus não destrói a criatividade que reúne a perspetiva de 176 artistas de oito países sobre reações e consequências da pandemia, a par do Novo Dicionário Covid, uma exposição com curadoria de António Rocha.

A Bienal Internacional de Arte Gaia acolhe ainda a mostra A Democracia é Uma Obrigação de Todos os Dias, que junta 25 artistas plásticos e 25 escritores, com curadoria de Valter Hugo Mãe; Paz e a Constituição, com curadoria de Ilda Figueiredo; Vidas Marcadas, de Jorge Marinho e a exposição Museu de Causas/Colecções Agostinho Santos, com curadoria de Humberto Nelson.

A realização da Bienal Internacional de Arte Gaia na Quinta da Fiação, em Lever, assume a descentralização num plano de recuperação de áreas industriais que são típicas do Concelho e se transformam para acolher artistas e visitantes Organizada pelos Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural, com a colaboração da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a Bienal conta, pela primeira vez nesta edição, com o apoio do Ministério da Cultura através da Direcção-Geral das Artes (DGArtes).

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorMorte No Nilo
Próximo artigoMuseu da Marioneta Apresenta Mostra Do Outro Lado Da Câmara, Os Demónios Do Meu Avô

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome