Nos últimos anos, assistimos ao crescimento e estabelecimento de algumas marcas multinacionais de decoração, que souberam aliar da melhor forma o design a baixos custos de produção. Isso levou a que, de uma forma global, uma decoração estilizada e de bom gosto de tornasse acessível à maioria da população e, consequentemente, isso levou à sua normalização.
O resultado é que, actualmente, encontramos grande parte dos apartamentos decorados da mesma forma. Basta ficar hospedado em qualquer alojamento local de qualquer capital europeia para notar que a decoração é exactamente a mesma, comprada naquela superfície comercial nórdica ou outra equivalente. O que começou por ser uma óptima solução a preços acessíveis tornou-se rapidamente num pesadelo exaustivo e cansativo, para o qual já não há paciência.
É por isso que cada vez mais pessoas optam por decorações alternativas, personalizadas por si próprios. Isso não só dá uma personalidade diferente ao apartamento, como lhe permite também ser original, adaptar o espaço às suas reais necessidades e, na maioria das vezes, até popular custos. Assim, compilámos 5 ideias muito simples e extremamente originais para decorar o seu apartamento de forma única.
1.Utilize Papel De Parede
O papel de parede está de volta. Depois de ter sido quase obrigatório em todas as casas dos anos 80, o papel de parede retornou e tornou-se numa das principais tendências actuais da decoração de interiores. No entanto, não tem que se limitar à oferta das lojas convencionais, até porque está é extremamente semelhante entre si. Opte antes por papéis de parede personalizados ou mesmo carimbos personalizados. Com isso, pode criar os seus próprios desenhos e decorar o seu apartamento com os seus motivos favoritos, tornando o seu espaço mais pessoal e intimista. A Wanapix permite-lhe criar os seus próprios carimbos, para que a decoração do seu apartamento seja mais simples, fácil e rápida.
2. Dê Um Novo Uso Às Suas Plantas
Um jardim interior pode dar algum trabalho a manter, mas é sempre altamente recompensador. No entanto, é possível decorar o seu apartamento com flores e plantas, sem ter que perder muito tempo com a sua manutenção. Uma alternativa é optar por plantas artificiais ou secas, até porque existem cada vez mais variedade nessa oferta. Mas opte por espécies que necessitem de pouca água e luz solar, para que sejam mais fáceis de manter. Pendure-as no tecto, espalhe-as pela parede e crie padrões para tornar o seu apartamento mais acolhedor, confortável e pessoal.
3. Aproveite Para Mostrar A Sua Colecção Favorita
É um coleccionador obsessivo e tem muito orgulho da sua colecção de há vários anos, seja ela de dinossauros, maços de tabaco ou chapéus? Então está na hora de lhe dar uma nova vida. Aproveite-a como a sua nova decoração para o seu apartamento e ficará surpreendido com as possibilidades que isso lhe dá. Construa a sua própria estante em madeira para exibir a sua colecção de latas, pendure os seus chapéus favoritos na parede ou exponha os seus discos de vinil de uma forma alternativa. As suas visitas irão partilhar esse seu gosto pela sua adorada colecção.
4. Utilize Tapetes De Uma Forma Alternativa
Já alguma vez olhou para um tapete e pensou que poderia dar um óptimo quadro? Pois essa é uma bela ideia para decorar o seu apartamento de forma altamente original. Além disso, ao pendurar os tapetes da parede está a criar texturas diferentes, enchendo o espaço com uma nova sensação de conforto e, claro, tornando-o mais quente e acolhedor. Existem tapetes fabricados especificamente para isso, mas a verdade é que pode recorrer a qualquer um que tenha um padrão que goste. A imaginação e a criatividade é o milite.
5. Exiba Pratos Decorativos
Por vezes é difícil resistir a determinados pratos, que são tão bonitos que depois temos penada os usar nas refeições. E eles acabam por se acumular, sem termos um uso efectivo. Chegou então a hora de lhes dar uma nova vida. Os pratos ficam muito bem quando exibidos na parede, pendurados de forma aleatório ou criando padrões geométricos. São ideias para um ambiente mais rústico e tradicional, mas também para criar um estilo mais moderno e minimalista. Pode ainda combinar pratos de tamanhos e cores diferentes, de forma a fazerem conjunto com as cortinas ou com o tapete, por exemplo.


















