8 ½ Festa do Cinema Italiano Arranca a 30 de Março

cinema_italianoA 8 ½ Festa do Cinema Italiano regressa a Lisboa de 30 de março a 7 de abril ocupando o Cinema São Jorge, o Cinema UCI – El Corte Inglés e a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. A 9ª edição do festival apresentará 40 filmes, entre os quais nove antestreias nacionais, seis obras em competição, curtas-metragens, documentários, programação infantil, convidados e ainda um espaço programático dedicado à música, à literatura, à cultura e à gastronomia italianas.

Aclamado em Cannes, Tales of Tales! de Mateo Garrone será o filme de abertura. Nesta obra, que conta com um elenco de luxo com nomes como Salma Hayek, Vincent Cassel, Toby Jones, John C. Reilly e Alba Rohrwacher, o realizador reinventa alguns dos contos da obra homónima de Giambattista Basile, escrita em língua napolitana na primeira metade do século XVII, dando vida às mesmas atmosferas mágicas e às suas inquietantes personagens.

Para além do universo de Garrone, a secção Panorama apresentará também a última obra do realizador de Eu Sou o Amor, Luca Guadagnino, com Mergulho Profundo, um thriller melodramático ambientado numa ilha vulcânica do mediterrâneo, remake de A Piscina (1968).

Além destes títulos, o festival apresentará uma seleção de filmes que descrevem toda a dura complexidade da Itália contemporânea. É o caso de Non Essere Cattivo, filme póstumo de Claudio Caligari.

A secção Competitiva revela a grande vitalidade de um novo cinema italiano que aborda a narração do real. Em destaque, os filmes A Espera de Piero Messina e Lo Chiamavano Jeeg Robot de Gabriele Mainetti, um filme que mistura o cinema de género italiano com a banda desenhada japonesa.

Na secção Amarcord o 8 ½ Festa do Cinema Italiano homenageia o mestre Ettore Scola, com uma seleção das suas obras mais conhecidas, como Feios, Porcos e Maus, e menos conhecidas ao público estrangeiro, como O Terraço bem como filmes onde trabalhou como argumentista. Esta mesma secção apresentará ainda a nova cópia digital de um dos filmes italianos mais amados de sempre, vencedor de três Óscares, A Vida é Bela de Roberto Benigni. Mantém-se a habitual secção dedicada às curtas-metragens (Il Corto) e sessões especiais.

Outra novidade desta 9ª edição da Festa do Cinema Italiano será a estreia nos cinemas UCI da nova cópia restaurada do filme ao qual o festival deve o nome: 8 ½ de Federico Fellini, abrindo as portas do UCI à dinâmica de festivais de cinema. A estreia do filme, a 31 de março, será acompanhada pela exposição 8 1/2: A Viagem de Fellini, que reúne fotos de cena do filme 8 ½, da autoria de Gideon Bachmann. Para homenagear o grande mestre Fellini nestes dois momentos, o festival convidou Gianfranco Angelucci, amigo e colaborador de Fellini durante mais de vinte anos.

Como habitualmente, o evento dedicado ao cinema e à cultura de Itália estará também presente em várias cidades portuguesas. Depois de Lisboa o festival ruma a Cascais, de 15 a 17 de abril; Coimbra, de 18 a 20 de abril; Porto, 21 a 24 de abril; Aveiro, de 26 a 28 de abril; Elvas, de 29 e 30 de abril; Loulé, de 12 a 14 de maio; Caldas da Rainha, de 13 a 15 de maio; Guimarães, 17, 19 e 22 de maio; Évora, de 17 a 19 de maio; Almada, de 29 de junho a 03 de julho prosseguindo depois para o Funchal, Setúbal, Braga e Beja. A Festa do Cinema Italiano passará também por Luanda (Angola), Maputo (Moçambique) e sete cidades do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Brasília, Curitba, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Texto de Sandra Mesquita

Artigo anteriorPaula Fernandes Ao Vivo Em Portugal
Próximo artigoÀ Descoberta Da Ilha Verde Dos Açores

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome