De 28 de maio a 14 de junho o Parque Eduardo VII volta a encher-se de livros, como já vem sendo habitual, para mais uma edição da Feira do Livro de Lisboa, este ano na sua 85ª edição.
123 participantes, distribuídos por 271 pavilhões, são alguns dos números avançados pela organizaçãoo na conferencia de apresentação do certame, que apresenta algumas novidades, como o Palco Show Cooking, localizado na entrada da Feira (junto ao Marquês de Pombal), e onde vão decorrer as apresentações de livros de gastronomia e culinária, e ainda um “Acampamento” para os mais pequenos.
Pela primeira vez, e realizada em parceria com as Bibliotecas Municipais de Lisboa, a Feira do Livro vai permitir a cerca de 120 crianças passarem uma noite única na Feira, rodeadas de livros, histórias e letras. A iniciativa Noites Happy Readers: Acampar com Histórias decorre durante seis noites: 29 e 30 de maio, 5, 6, 12 e 13 de junho, e pretende incentivar o gosto pela leitura, promover a Feira do Livro de Lisboa e a Estufa Fria de Lisboa junto dos mais novos.
“O acampamento terá início às 18h30, seguindo-se uma visita pela Feira do Livro, passando pelo stand das Bibliotecas de Lisboa e pela Happy Van (uma biblioteca móvel). Após o jantar os participantes serão envolvidos por fazedores de livros, desenhadores de personagens e contadores de palavras, num programa surpresa que será diferente a cada noite, propiciando a cada grupo uma experiência única e inesquecível” – explicou a organização.
Ainda antes da hora de deitar, os participantes desta atividade andarão “Em Busca do Papiro” num peddy paper pela Estufa Fria de Lisboa, onde irão descobrir não só o espaço em si, mas também aprender sobre as muitas plantas que habitam o espaço. Para chamar o sono, vai-se ouvir uma “História de Encantar” e pela manhã, depois do pequeno-almoço, os participantes preencherão o diário gráfico desta experiência e percorrerão os jogos pedagógicos das “Ideias com História” até os pais chegarem, pelas 10h45.
Entre a programação generalista, destaque para o Ciclo de Conferências a ter lugar todas as quintas feira, e que contará com a presença de um orador Internacional, em que se falarão de temas como direitos de autor e pirataria; a lei do preço fixo; os constrangimentos internacionais aos direitos de autor e à luta contra a pirataria, entre outros.
Outra novidade é o Encontro Literário – Nós e os Livros, que pretende reunir vários adeptos da literatura para conversarem sobre livros, num ambiente informal.
Uma repetição é a presença da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que promove um ciclo de 11 debates subordinados a temas distintos, com convidados e oradores variados.
Em parceria com o Banco dos Bens Doados, a APEL lança a iniciativa Dê Nova Vida ao Livro, que vai decorrer durante todo o período da Feira, e consiste na recolha de livros (novos ou usados) de todos os géneros.
Outra iniciativa promovida pela APEL é o concurso Livraria Preferida, com o objetivo de destacar as livrarias, livreiros e a qualidade de serviço dos mesmos, cuja votação decorrerá no site da APEL até dia 10 de junho, sendo os vencedores anunciados dia 12.
Este ano o recinto vai também contar com mais de 30 espaços gourmet/street food, 11 dos quais novidade.
A 85.ª edição da Feira do Livro de Lisboa é organizada pela APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e das Bibliotecas de Lisboa.
Vai ser possível visitar a Feira de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 23h00; sexta-feira e véspera de feriado das 12h30 às 24h00; sábado das 11h00 às 24h00; e domingo e feriado das 11h00 às 23h00.
A inauguração oficial está marcada para as 16h00, de dia 28 de maio e contará com a presença do Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina e do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.
Texto de Elsa Furtado
Fotos Natércia Segurado









