A 18 De Maio Celebram-se Os Museus

Num fim-de-semana cheio de atividades e decisões em Portugal, celebram-se também este fim-de-semana os Museus, assim, sábado tem lugar a Noite  Europeia dos Museus e no domingo, dia 18, celebra-se o Dia Internacional dos Museus, com um programa repleto de iniciativas de norte a sul e ilhas do país, com entrada livre.

O tema proposto pelo ICOM Internacional para este ano é: “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”, sublinhando como os museus podem contribuir para o desenvolvimento das comunidades num mundo marcado por profundas mudanças sociais, tecnológicas e ambientais.

Para assinalar a data os vários museus nacionais prepararam uma vasta e diversificada programação, com entrada e acesso gratuito, que pode ser vista aqui.

Entre a vasta programação apresentamos aqui alguns destaques:

O Museu Nacional Arte Antiga, em Lisboa, propõe várias visitas-jogo para família, uma caça ao tesouro, passatempos, visitas orientadas para público em geral, a performance À Distância de um Braço, o concerto Kantar Goa no MNAA pela Grupo Ekvat, a apresentação do projeto “Património Cultural 360º”, entre outras propostas, que visam aproximar o acervo do museu de outras formas de expressão artística, estabelecendo ligações ora com obras específicas.

Na Ajuda, o Palácio Nacional e o Museu Tesouro Real propõem visitas orientadas à coleção de ourivesaria de D. Fernando II e D. Luís, uma oficina de confecção de joias da coroa para famílias, atividades, visitas encenadas, workshops, concertos, entre outras propostas.

Já a Parques de Sintra promove duas visitas guiadas temáticas no Palácio Nacional e Jardins de Queluz, que darão a conhecer com mais detalhe o Jardim Botânico e o projeto de restauro da Capela Real.

A visita guiada ao Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz, agendada para as 10h30, centra-se num espaço construído entre 1769 e 1780 para entretenimento e recreio da Família Real. Também designado Jardim das Estufas, este era o local onde, no reinado de D. Pedro III, se plantavam ananases, um fruto exótico muito apreciado pelo rei. O projeto de recuperação do traçado do jardim e da coleção botânica do século XVIII, concluída em 2018, conquistou, de forma inédita, dois Prémios da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra: categoria Conservação e o Prémio da Escolha do Público.

Da parte da tarde, às 14h30, realiza-se a visita guiada “O Expoente do Barroco – A Recuperação da Capela Real de Queluz”. Espaço físico de contemplação e de religiosidade própria da época, onde tinham lugar as pequenas cerimónias reais e as missas privadas da Família Real, a Capela, projetada pelo arquiteto Mateus Vicente de Oliveira, é uma das divisões mais antigas do Palácio. Esta visita guiada aborda a sua história e a investigação levada a cabo no âmbito do projeto de conservação e restauro, que lhe restituiu o esplendor barroco setecentista e a dotou de condições para reintegrar o órgão de tubos do século XVIII, construído por Machado e Cerveira.

Já o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa preparou um programa com visitas às reservas e às exposições, e ainda várias atividades gratuitas.

A Fundação Gulbenkian celebra a data com dois dias e uma noite com visitas, workshops, poesia, conversas, concertos, performances e muita música.

Nestes dias, a programação, as entradas no CAM e em todas as exposições temporárias são gratuitas. No dia 17 de maio, encerra à meia-noite com uma Silent Party conduzida pelos Dj’s Mama Demba e Lady G Brown, a partir das 21h00.

O MAAT abre as portas gratuitamente com um conjunto de atividades para todas as idades, com visitas guiadas às exposições, oficinas para crianças e ainda aulas diferenciadas. A entrada é gratuita e a participação nas atividades requer inscrição no próprio dia, na bilheteira do MAAT Central, e está sujeita à lotação das mesmas. O programa completo pode ser visto aqui.

O Dia Internacional dos Museus foi celebrado pela primeira vez em 1977, por iniciativa do ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de sublinhar a importância do papel desempenhado pelos museus no desenvolvimento da sociedade, e sensibilizar a sociedade civil para a importância destes enquanto meio fundamental de intercâmbio e enriquecimento de culturas, desenvolvimento da compreensão mútua, cooperação e paz entre os povos.

Autor:Por Elsa Furtado
Artigo anteriorSoam As Guitarras Está De Regresso
Próximo artigoFestas Do Senhor De Matosinhos 2025 Já Têm Programação Completa

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome