Chama-se A Amante do Governador, é inspirado em factos reais passados em Macau por ocasião da Segunda Guerra Mundial, e chega às livrarias a 25 de outubro, falamos no novo romance de José Rodrigues dos Santos(JRS), com o selo da Gradiva.
Depois de atacarem Pearl Harbor e invadirem Hong Kong, os japoneses cercam Macau. Com o inimigo às portas, o novo governador, Artur Teixeira, tem de enfrentar a maior ameaça ao império português durante a Segunda Guerra Mundial. Diante dele está o coronel Sawa, o violento chefe do Kempeitai, que ameaça invadir a colónia portuguesa na China.
Para salvar Macau, o governador conta apenas com o seu engenho – e a ajuda de um punhado de homens e mulheres, incluindo a própria concubina do coronel Sawa, a chinesa Lian hua. Tudo se complica, no entanto, quando se apaixona por ela.Amor e guerra no choque de impérios.
A Macau dos juncos e das sampanas, dos casinos e do ópio, do Leal Senado e da Praia Grande, do Fat Siu Lao, do Grémio Militar e do Clube de Macau, do Porto Interior e da Porta do Cerco, dos riquexós, dos contrabandistas chineses e das dançarinas russas, do mahjong e da corrupção, do patois, das canções de Art Carneiro e dos jogos de hóquei na Caixa Escolar.
E dos refugiados, dos bombardeamentos e da fome.
Baseado em acontecimentos verídicos, A Amante do Governador resgata os dias de Macau sob cerco japonês e mostra como Portugal manteve a única bandeira ocidental hasteada no Extremo Oriente durante toda a Segunda Guerra Mundial.
A apresentação terá lugar no sábado, 27 de outubro, pelas 17h00, na Sociedade de Geografia (na Rua das Portas de Santo Antão), em Lisboa; e contará com uma encenação de um excerto do romance pela companhia de Teatro Fatias de Cá, uma demonstração de Dança Tradicional Chinesa do Leão executada pelo Clube de Kung Fu Hong Long de Oeiras, com direcção do Mestre Mário Lameiras, e com um momento de declamação de poemas em patuá pelo Mestre Joaquim Ng Pereira.
A Amante do Governador conta com 720 páginas, é o 19º romance do autor, e vai estar à venda por 22,80 euros.









