A história de Joana de Portugal contada por Marsilio Cassoti

A Rainha Adúltera – crónica de uma difamação anunciada, de Marsilio Cassoti, é a nova proposta da Esfera dos Livros para outubro.

Joana de Portugal (Lisboa, 1439 – Madrid, 1475).  Infanta de Portugal, filha do rei D. Duarte e irmã de Afonso V, o Africano. Exilada em Castela quando era bebé com a sua mãe devido ao confronto desta com os infantes da Ínclita Geração. Regressa órfã a Portugal com 8 anos. Aos 16 anos, o irmão Afonso V casa-a com o rei de Castela Henrique IV, chamado o Impotente, que necessitava de descendência para evitar que a coroa passasse para os seus irmãos, entre eles Isabel, a Católica. Joana chega a uma corte cheia de portugueses exilados depois da Batalha de Aljubarrota. Henrique, o marido, era impotente, mas não estéril. Joana foi provavelmente submetida à primeira inseminação artificial da História, realizada por médicos judeus. O método resultou e nasceu uma menina, a Excelente Senhora. Os nobres opositores ao rei começaram a dizer que o rei era homossexual e que Joana havia cometido adultério com um protegido do marido. Joana pede ajuda ao seu irmão Afonso V e tenta casar Isabel, a Católica, com o seu irmão. Henrique coloca a rainha sob vigilância. Joana fica grávida de um primo do rei, 10 anos mais novo do que ela. Henrique nomeia Isabel, a Católica, sua herdeira, retirando a herança à sua filha, a Excelente Senhora. Joana pede ajuda ao seu irmão Afonso.  Morto Henrique IV, Afonso V casa-se com a Excelente Senhora e entra em Castela como rei, tendo lugar a Batalha de Toro.

A rainha adúltera – crónica de uma difamação anunciada, de Marsilio Cassoti, Esfera dos Livros, com 384 páginas, à venda por 24 euros.

Artigo anteriorMuseu do Oriente promete muitas atividades para este Outono
Próximo artigoTrupilariante regressa ao Espaço Monsanto em Lisboa com novo espetáculo

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome