A Renovada Portugália de Belém

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

pt_belem02“Quem se deita sem ceia toda a noite esperneia”. O conselho chega-nos no pacote de açúcar que acompanha o café, a rematar a refeição na recentemente remodelada Portugália de Belém. E a verdade é que, a qualquer hora do dia, 7 dias por semana, esta cervejaria responde aos ímpetos do estomago, seja para uma refeição mais prolongada ou apenas um pequeno aconchego.

O espaço reabriu em abril, depois de profundas obras. O ambiente tradicional e nobre surge agora renovado, com mais luz e também mais aberto ao exterior. O pavimento em calçada portuguesa – mas da regular, que não faz entornar os stilletos – e um painel de azulejos a decorar uma sala mais reservada fazem a ligação a uma antiguidade que está na origem da casa. Paredes meias com o rio Tejo, a Portugália Cervejaria Belém soube tirar partido desta excecional localização, aumentando a sua capacidade de ocupação também na nova esplanada.

Os portugueses frequentam-na porque sabem o que encontram na carta, os turistas vêm à descoberta da gastronomia portuguesa. A montra, à entrada, tenta o paladar pela vivacidade dos mariscos expostos convidando a combinar o que de mais fresco o mar traz com a bebida rainha da casa: a cerveja. O marisco mais popular e acessível à algibeira tem também aqui lugar de destaque. É aproveitar a elevação do estatuto do tremoço a alimento saudável para aqui proporcionar o encontro do pires com a imperial.

pt_belem06De entradas a carta propõe croquete ou rissol quentinho, recheio de sapateira ou gambas “Al Ajilho”. Os bifes servidos na frigideira, com o molho tradicional são o ex-libris da casa e o prato forte em matéria de carne. O bacalhau assado, à braz ou a açorda de camarão também se impõe nesta casa. Para sobremesa, pode seguir a linha tradicional e pedir o clássico pudim flan, feito em forma pequenina ou arriscar pelo arrojado gelado de Bohemia. Sim, gelado com o travo amargo da cerveja mas ao mesmo tempo doce e suave a derreter na boca.

Com casa mãe na Avenida Almirante Reis, a cervejaria Portugália reabre em Belém um espaço arejado e descontraído, junto ao Tejo adequado a quem está de visita à cidade,ou vivendo em Lisboa, pretende fazer uma refeição com uma vista digna de portal turistico.

This slideshow requires JavaScript.

A Portugália Cervejaria Belém serve refeições diariamente entre as 12h00 e as 00h00. Às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado encerra à 01h00.

Artigo anteriorASA lança Morte em Palco de Caroline Graham
Próximo artigoMadalena Matoso expõe Todos Fazemos Tudo no Centro Nacional de Banda Desenhada

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome