Após ter anunciado a abertura de uma base no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, a Easyjet vai instalar-se também em Schipol, o aeroporto de Amesterdão.
Durante a Primavera de 2015 a companhia aérea prevê sediar dois aviões A320 no aeroporto Francisco Sá Carneiro (num investimento que representa 100 milhões de dólares e a criação de cerca de 80 postos de trabalho diretos na região norte do país e cujas candidaturas arrancaram esta semana) e ainda três aviões em terras holandesas.
Presente em Portugal desde 1999, é neste momento a terceira maior transportadora aérea com 12 por cento de quota de mercado e mais de 4 milhões de passageiros transportados em 2014, o que representa um aumento anual de 3%, segundo dados da empresa. A easyJet voa atualmente em Portugal para os aeroportos de Faro, Funchal e Porto e tem desde 2012 uma base operacional no aeroporto da Portela, em Lisboa.
Na Holanda, a companhia opera em Schipol desde 1996, e decidiu agora reforçar a ligação com os holandeses e construir uma base da companhia aérea em Amesterdão, por ser um dos destinos mais escolhidos desta rede de aviões, com mais de 3,5 milhões de passageiros a voarem anualmente a partir de 21 destinos.
Três aviões A320 estarão baseados em Schipol o que permitirá oferecer partidas matinais , que melhor se adequam aos passageiros de negócio, e reforça os horários aos passageiros holandeses.
Com este projecto a Easyjet estima um aumento de cerca de 600.000 passageiros transportados no próximo ano, que corresponde a um aumento de 16%, e a criação de 120 novos postos de trabalho directos, principalmente a nível da tripulação.
Texto de Mariana Machado Foto de Elsa Furtado








