Aldeia De Linhares Da Beira Acolhe Iniciativa Tesouro Da Meia Noite

A Aldeia Histórica de Linhares da Beira acolhe de 13 a 15 de julho, o evento Tesouro da Meia Noite, inserido no ciclo 12 em Rede | Aldeias em Festa, promovido pelas Aldeias Históricas de Portugal.

Tesouro da Meia Noite é uma recriação cénica que levará o visitante a perder-se nos recantos públicos e privados da Aldeia Histórica de Linhares da Beira, através de um “Roteiro dos Sabores”.

A lenda do Tesouro da Meia Noite leva-nos até aos tempos de Bernardo da Costa, um rico proprietário que vivia no Solar Corte Real, em Linhares. Diz o povo que explorava os seus arrendatários e que acumulou grande fortuna. Quando faleceu, os arrendatários que foram ao seu funeral viram no caminho o espírito de Bernardo da Costa a caçar, que lhes disse que lhe perdoava as rendas. No velório, descobriram que o caixão estava cheio de pedras e sem vestígios do corpo… A partir de então, quem trabalhava nas propriedades da família de Bernardo da Costa ouvia constantemente gargalhadas e outros barulhos e sentia um espírito a agarrar as suas roupas. Tempos depois, um habitante de Linhares sonhou três noites seguidas com um tesouro. Nesse sonho, alguém lhe dizia para ir à meia-noite às sepulturas em pedra que estão na Quinta da Fidalga (e que são património arqueológico). Mas teria de ir sozinho. Receoso, o morador levou um amigo. Quando chegou lá, encontrou um tesouro, de facto, mas estava queimado…

O programa de três dias de festa na aldeia contempla um show cooking pelas mãos do Chefe Tiago Bonito, detentor de uma estrela Michelin; Oficinas de Pão em forno de lenha; A promoção dos produtos locais e artesanato no Mercadinho D’Aldeia; Leitura de Contos; Visitas Guiadas; Concertos com Seiva, Omiri e Marafona, Teatro de Rua e Yoga, entre outras atividades.

Os visitante que quiserem pernoitar na região têm também um pacote especial de alojamento disponível na página Aldeias Históricas de Portugal.

Tesouro da Meia Noite é o quarto momento do ciclo 12 em Rede | Aldeias em Festa que prosseguirá com eventos nas restantes Aldeias Históricas de Portugal, nomeadamente Marialva (20 a 22 de julho), Castelo Novo (27 a 29 de julho), Castelo Rodrigo (31 de agosto e 1 de setembro), Castelo Mendo (14 e 15 de setembro), Trancoso (5 a 7 de outubro), Idanha-a-Velha (1 a 4 de novembro), Monsanto (9 a 11 de novembro) e, finalmente, Belmonte (7 a 9 de dezembro).

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorMuseu Do Oriente Apresenta Mostra Das Terras Do Preste João
Próximo artigoCiclo Reencontros Anima Sala Dos Cisnes Do Palácio Da Vida De Sintra Este Julho

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome