Alves Redol – Horizonte Revelado – Uma Exposição Para Ver Em Grândola

Alves Redol – Horizonte Revelado é a mostra atualmente patente ao público no no Cineteatro Grandolense. Organizada pela Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo e Câmara Municipal de Grândola, a exposição estará patente até 4 de maio. 

António Alves Redol nasceu em 1911 e faleceu em 1969, foi escritor, cronista, contista, novelista, crítico de teatro, guionista para cinema, investigador e conferencista, é uma figura maior da cultura portuguesa pela dimensão, qualidade e versatilidade da sua obra.
Com a publicação em 1939 do romance de estreia Gaibéus, Redol constituiu a referência inicial do movimento literário neorrealista em Portugal, que reuniu uma geração de escritores em torno do advento de uma consciência social e intervenção cultural e política sobre as condições de vida dos camponeses e a necessidade de transformação da sociedade pela afirmação da dignidade do ser humano.
A exposição dá a conhecer uma visão alargada sobre aspetos centrais da sua vida pessoal e sobre o seu percurso literário, com destaque para um conjunto significativo de documentos essenciais para se entender os valores e as ideias que marcaram grande parte do século XX em Portugal.

A exposição integra o programa das Comemorações dos 45 anos da Revolução de Abril na Vila Morena que vai decorrer ao longo de todo o mês com um programa preparado pelo Município de Grândola em parceria com as Juntas de Freguesia e o movimento Associativo.

Artigo anteriorLU.CA Apresenta Espetáculo Internacional Para Crianças Da Companhia Sueca Teater Tre
Próximo artigoCasa Das Letras Publica Magníficos Estranhos De Elizabeth Klehfoth

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome