Arte Anti-Destino – Homenagem a Artur Bual é a mostra que vai estar patente ao público Galeria Municipal Artur Bual, na Amadora, a partir do próximo dia 23 de janeiro.
Esta é uma exposição coletiva de artes plásticas de artistas pertencentes ao Círculo Artur Bual, e inclui ainda uma exposição documental sobre a vida e obra do pintor Artur Bual.
Artur Mendes de Sousa Bual nasceu em Lisboa, a 16 de agosto de 1926. Foi um dos maiores pintores da segunda metade do século XX português, pioneiro da pintura gestual no nosso país, escultor e ceramista.
Começou a pintar aos 14 anos, e cedendo à vocação artística, ingressou no curso de pintura da Escola de Arte António Arroio.
Nos anos 50 do século XX, fixou-se na Amadora com a sua família e aí instalou o seu estúdio. Adotado pela cidade, Bual mantinha as portas do seu estúdio abertas, criando arte incessantemente, instintivamente, numa experiência que alguns consideravam mística.
Foi distinguido com vários prémios, entre os quais o Prémio Nacional Amadeo de Souza Cardoso, em 1959, um dos marcos na sua carreira.
Desde 9 de abril de 1999 que a Galeria Municipal da Amadora ostenta o nome Artur Bual, e em 2001, fruto do empenho de um grupo de amigos, surgiu o “Círculo Artístico e Cultural Artur Bual”, associação sem fins lucrativos, inspirada no respeito pela Pessoa deste Artista sempre pronto na generosidade em unir as artes, os amigos a torná-los mais livres com a sua criatividade.”
Morreu na Amadora a 10 de janeiro de 1999, com 72 anos de idade.
A mostra vai estar patente ao público até 2 de março, na Galeria Municipal Artur Bual/Casa Aprígio Gomes, na Amadora, de terça a sábado, e feriados, das 10h00 às 18h00; e domingos, das 14h30 às 18h00. A entrada é livre.













