Anish Kapoor À Escala Real Para Conhecer Em Serralves

Por Tânia Fernandes (texto) e António Silva ( fotografias)

Serralves dá a conhecer até ao dia 6 de janeiro de 2019, a obra escultórica de Anish Kapoor. São quatro as peças monumentais expostas no espaço do jardim. No Museu, há uma galeria repleta de maquetas do artista.

A exposição Anish Kapoor: Obras, Pensamentos, Experiências saltou recentemente para os noticiários pelas piores razões. Um visitante sucumbiu à ilusão criada pelo artista. Apesar das advertências de segurança e do termo de responsabilidade que é necessidade de assinar antes da aproximação à obra de arte, o acidente aconteceu. Prova de quem nem sempre os olhos nos dão a informação mais verdadeira, “Descida para o Limbo” é um real fosso com mais de 2,5 metros de profundidade, que aparenta ser uma mera pintura no chão. A visita é absolutamente segura, seguindo as orientações do funcionário que acompanha os visitantes ao interior do bloco de cimento onde se encontra a obra de arte.

Pelos jardins, os visitantes encontram também “Espelho do Céu”, “Linguagem das Aves” e “Corpo Seccional preparando-se para uma singularidade monádica”.

A escolha e a localização das peças, no exterior, foram definidas pelo artista e criam um itinerário que permite visitar também os jardins de Serralves. Há uma relação entre o espaço e o artista, na escolha de materiais e escala. Um claro diálogo com a arquitetura e a paisagem e o observador.

Anish Kapoor é considerado um dos escultores mais influentes a trabalhar nos nossos dias. Nasceu em Mumbai em 1954 e reside e trabalha em Londres.

Anish Kapoor: Obras, Pensamentos, Experiências é comissariada por Suzanne Cotter e coordenada e produzida por Marta Moreira de Almeida, Diretora Adjunta do Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

A exposição pode ser visitada dentro do horário de Serralves: até 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 19h00 e aos sábados, domingos e feriados até às 20h00. A partir de outubro, encerra uma hora mais cedo. Os bilhetes custam 10 euros. Há descontos para estudantes e seniores. É gratuito para menores de 12 anos. Ao primeiro domingo de cada mês, entre as 10h00 e as 13h00, o acesso também não tem custo.

Artigo anteriorIndie Music Fest 2018 Já Tem Cartaz Completo
Próximo artigoXV Edição Das Palavras Andarilhas Arranca Hoje Em Beja

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome