Arranca hoje a eleição das “7 Maravilhas da Gastronomia®”

Por Elsa Furtado (texto e fotos)

As vinte e uma delícias da Gastronomia Portuguesa finalistas na eleição das  7 Maravilhas da Gastronomia® foram hoje reveladas, em direto num programa especial da RTP1, parceira oficial da iniciativa. São 21 pratos a concurso, distribuídos por sete categorias: Entradas, Sopa, Marisco, Peixe, Carne, Caça e Sobremesas.

As candidatas finalistas são na categoria Entradas: Alheira de Mirandela (IG) de Trás os Montes e Alto Douro, Pastel de Bacalhau de Lisboa e Setúbal, Queijo Serra da Estrela – DOP da Beira Interior / Beira Litoral.

Na Sopa as candidatas são: Açorda à Alentejana do Alentejo, Caldo Verde de Entre Douro e Minho e Sopa da Pedra da Estremadura e Ribatejo.

Entre os Mariscos os nomeados são: Amêijoas à Bulhão Pato de Lisboa e Setúbal Arroz de Marisco da Estremadura e Ribatejo e Xarém com Conquilhas do Algarve.

Seguem-se os pratos de Peixe com: Bacalhau à Gomes de Sá de Entre Douro e Minho, Polvo Assado no Forno dos Açores e Sardinha Assada – Lisboa e Setúbal.

A votação nos pratos de Carne estão a Chanfana da Beira Litoral, o Leitão da Bairrada da Beira Litoral e as Tripas à Moda do Porto – Entre Douro e Minho.

A sexta categoria é dedicada aos pratos de Caça, com três pratos a concurso, nomeadamente Coelho do Porto Santo à Caçador da Madeira, o Coelho à Caçador da Beira Litoral e a Perdiz de Escabeche de Alpedrinha da Beira Interior.

A terminar as sobremesas, os três doces a concurso são os Pastéis de Tentúgal (IG) da Beira Litoral, o Pastel de Belém de Lisboa e Setúbal e o Pudim Abade de Priscos de Entre Douro e Minho.

A votação arranca hoje e vai decorrer até dia 7 de Setembro, via sms, telefone, no site da iniciativa e pela primeira vez na página do Facebook das Maravilhas da Gastronomia, cada votante pode escolher um prato de cada categoria, de regiões diferentes.

Os 7 vencedores vão ser conhecidos em setembro, numa gala em direto de Santarém, mais uma vez transmitida pela RTP e com a apresentação de Catarina Furtado e de José Carlos Malato.

No total foram apresentadas a concurso 433 candidaturas representantes da gastronomia portuguesa, de norte a sul do país, Madeira e Açores, com grande incidência dos doces, mostrando assim um país muito doce.

 

 

 

Artigo anteriorUm intenso “Frágil” arrepiou em Sintra
Próximo artigoAtlantihda apresentam álbum de estreia ao vivo

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome