Colher umas uvas é a base dos mais variados programas de vindimas que tem à disposição por estes dias. Envolver-se nas atividades do campo, sentar-se à mesa para degustar as melhores iguarias da região ou passar uns dias envolvido na atividade que esta na origem dos melhores vinhos do país é a continuidade natural do desejo.
Se não sabe por onde começar, deixamos-lhe aqui as nossas sugestões, entre Douro e Alentejo.
Douro
A norte, a Quinta do Portal preparou um relaxante programa de sensações na sua unidade enoturística, a Casa das Pipas. Localizada em Celeirós do Douro, no concelho de Sabrosa, esta casa feita de xisto conjuga a modernidade do conforto e da sustentabilidade ambiental com a beleza ancestral dos socalcos e vinhedos que tornam única esta região declarada Património Mundial.
Com variantes para uma ou duas noites, o ‘Programa das Vindimas’ começa sempre com um ‘welcome drink’ após o ‘check-in’ na Casa das Pipas. Podendo ser antecedido de um mergulho na piscina ou de um passeio pelas vinhas, segue-se um jantar gourmet no Restaurante Quinta do Portal, em que os sabores tradicionais durienses ganham um toque sofisticado e de contemporaneidade com as sugestões do Chefe Milton Ferreira.
A participação nas vindimas é a oportunidade de conhecer ao vivo como nascem os vinhos da Quinta do Portal. Contempla ainda a visita à adega e ao armazém de envelhecimento, da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira e contemplado com o Prémio de Arquitetura do Douro 2011. Aí é feita uma prova de vinhos à qual se segue passeio de barco pelo Rio Douro.
O programa das vindimas tem um custo a partir de 190 euros/ casal (1 noite) ou 360 euros/ casal (2 noites). Em ambos os preços, está incluída a oferta de uma cama extra ou um berço.
No coração do Douro, no Pinhão, o Vintage House Hotel lançou um programa para todos os que pretendem viver a experiência das vindimas na mais antiga região demarcada do mundo. A partir de dia 6 de setembro e até 27 de outubro, propõe o programa ‘Vindimas no Douro’ para duas pessoas, com duas noites de alojamento, em quarto duplo, com vista para o Douro, por 370 euros.
O programa inclui um jantar preparado pelo chef do restaurante Rabelo, que integra esta unidade hoteleira. Para o dia seguinte está programada uma visita à Enoteca Douro da Quinta da Avessada, com visita aos jardins e um Moscatel de honra serviço ao som da concertina. De seguida e já com todo o material necessário, incluindo luvas e tesouras, começam as vindimas. Os cânticos tradicionais durienses acompanham a vindima e o transporte até ao lagar.
Os enólogos da Quinta da Avessada assistem então os participantes numa prova de vinhos com aperitivos que antecipam um almoço tradicional duriense. Depois de almoço tem início a pisa das uvas, a que se junta o grupo de cantares. Mais tarde, no espaço da Enoteca, há uma prova de vinhos licorosos.
No Alentejo
Eleito como “Melhor Região de Enoturismo do Mundo”, numa votação online promovida pelo jornal norte-americano USA Today, o Alentejo é território a ter em conta quando se fala de vindimas. A Herdade do Esporão disponibiliza um programa especial, que começou a 25 de agosto e pode ser vivenciado até 4 de outubro.
A experiência inicia-se nas vinhas, onde os visitantes são convidados a percorrer as vinha da Herdade, conhecer as diferentes castas e a participar ativamente na vindima, convivendo com os trabalhadores. Depois, é tempo de seguir as uvas até às adegas, onde se procede ao seu desengace e esmagamento e vinificação. Após a visita às adegas, é possível visitar também as caves, onde repousam os vinhos em estágio e fazer uma prova de dois vinhos. A experiência prolonga-se no restaurante da Herdade, que preparou um menu especialmente dedicado às vindimas, inspirado nos sabores típicos alentejanos.
O programa está disponível todos os dias, exceto domingos, pelo valor de 80 euros por pessoa. Requer reserva prévia com 48 horas de antecedência.
Até 15 de setembro a herdade Vila Galé em Albernoa, no Alentejo, recebe mais um programa das vindimas para desfrutar em família ou entre amigos. Pode aprendendo a vindimar, conhecer as fases do vinho antes de ser engarrafado, experimentar a pisa a pé no lagar ao som de rimas tradicionais e provar a gastronomia regional alentejana do restaurante Pavilhão da Caça acompanhada por vinho tinto, branco ou rosé.
O programa das vindimas está disponível a partir de 45 euros por pessoa e, para quem pretende um programa mais completo com alojamento, o hotel Vila Galé Clube de Campo disponibiliza quartos duplos a partir de 80 euros com pequeno-almoço incluído. O programa das vindimas é gratuito para crianças até aos 3 anos e dos 4 aos 12 anos tem 50% de desconto sobre o valor, sendo que apenas poderão participar acompanhadas por adultos (não poderão participar na pisa a pé).
A Ervideira aposta este ano no enoturismo e promove programas com um custo mais acessível a quem queira ter um contacto com os vinhos que produz. Para além da visita detalhada e explicativa da Adega, os visitantes têm, durante todo o mês de setembro, a oportunidade de vivenciar diretamente o trabalho de vinificação, bem como os diferentes métodos utilizados para os vinhos tintos, rosés e brancos.
Também o processo de vinificação do INVISIVEL, primeiro vinho branco feito a partir de uvas tintas lançado pela empresa, fará igualmente parte do programa de visitas. Os visitantes terão a oportunidade de provar os diferentes mostos em fermentação, podendo-se aqui detetar o potencial dos vinhos.
No final de cada visita, poderão ser apreciados os vinhos da Ervideira, acompanhadas de pão, queijo alentejano e enchidos de porco preto. O preço por pessoa terá o custo de 10 euros e está disponível todos os dias entre dia 01 e dia 30 de setembro. A marcação deverá ser feita com a devida antecedência.
Por Tânia Fernandes Fotos de Tânia Fernandes e António Silva e Francisco Padrão Mota










