França Aposta no Euro e no Vivir Francês Para Atrair Mais Turistas Em 2016

Por Ana Mota em Madrid

O Turismo francês em 2016 vai apostar em promover o Europeu, que decorre entre 10 de junho e 10 de julho, como a sua principal atracção turística neste ano e ao mesmo tempo promover o Vivir Francês.

O Europeu de Futebol de 2016 vai ser a base da promoção da Atout France (entidade oficial de promoção do Turismo de França no estrangeiro) para atrair mais turistas, centrando-se na promoção e divulgação das dez cidades anfitriãs dos jogos, e das suas regiões circundantes, apostando na Cultura, Gastronomia e Natureza.

Para facilitar a vida aos turistas foram também desenvolvidas apps (aplicações) para facilitar o planeamento das rotas a realizar, sendo possível planificar tudo no website da região interessada, carregar para o android, iphone, tablet ou smartwatch e seguir tranquilo de viagem.

E o que têm para oferecer estas regiões aos turistas estrangeiros:

Norte de França – É Zona com grande tradição de produção de cerveja, com quase 40 micro-cervejarias ao longo do território, que oferecem visitas e provas de cerveja. L’Echappée Bièrre é a primeira agência de turismo francesa dedicada á cerveja. Em abril, a cidade de Berck-Sur-Mer acolhe o festival internacional de Papagaios. Para os amantes da natureza e do desporto vão ter lugar várias corridas, entre as quais Trail Cote d’ Opale e Les Frappadingues. Quanto ao futebol, este vai estar em destaque nas cidades de Lille e Lens.

Região de Paris – Aqui existem atividades culturais ao longo de todo o ano. Entre a programação deste ano destaque para a Ryder Cup em setembro; a abertura do Museu do Perfume;  a abertura da Philarmonie de Paris, para além de várias reaberturas de museus e hotéis. Destaque ainda para Villages Nature – o primeiro destino ecológico justo ao lado de Disneyland Paris; e os jogos do Euro, entre 10 de junho a 10 de julho.

O Val de Loire – Zona ideal para amantes do ciclismo, com 380km pedaláveis e ainda para a prática de muitas atividades desportivas e fluviais. É conhecido como a Região dos Castelos, tem vários pontos de interesse cultural ao longo do seu trajeto. Em 2016 destaque para o início das celebrações da chegada de Leonardo da Vinci a Amboise que terminam em 2019.

Aquitania – Região com grande produção de vinho, onde se celebra em junho a Cidade do Vinho, num recinto com 14.000m2 e com cerca de 20 temáticas distintas, para além de um restaurante panorâmico no 7o piso; extensas praias, onde se praticam várias modalidades aquáticas; e também conhecida pelos achados Pré-Históricos, destaque ainda para a inauguração do Centro Internacional de Arte Parietal, que será uma cópia exata e completa da Gruta de Lascaux.

Bordeaux (Bordéus) – Cerca de 1810 hectares de Património da Humanidade com 347 edifícios reconhecidos como Monumentos Históricos, sendo o maior conjunto urbano do mundo. O Porto local está a tornar-se um forte destino para os cruzeiros europeus devido ao seu tamanho; possui a maior e mais antiga vinha do mundo e em junho celebra-se a 10ª festa do Vinho de Bordeaux. O Euro 2016 vai basicamente estrear o novo estádio XXL. Destaque para a existência do CityPass, que permite ao turista conhecer e deslocar-se pela cidade sem custo adicional.

Dordoña Périgord – Destaque este ano para a abertura ao público do Centro Internacional de Arte Rupestre de Montignac Lascaux; aposta em turismo sustentável, com cerca de 86 km disponíveis para as pessoas se deslocarem em bicicleta, que podem ser associadas a passeios de canoa. Excursões de um dia no Rio Isles (saída pela manhã, com várias paragens nos pontos culturais e gastronómicos mais interessantes e regresso à noite). Glamping – com aluguer de cabanas elegantes localizadas nas margens do rio e onde cada quarto tem um tema e atividades.

Biarritz – É considerado o berço do Surf na Europa, com grandes extensões de praia, prática de diversas atividades aquáticas, como kitesurf, windsuf, remo, e desportos motorizados e Surf por prescrição médica, (é apresentado como um método alternativo para reduzir doenças cardiovasculares); é também uma zona importante para a prática de Golfe, com 16 campos, com vista para o oceano ou para os Pirinéus. De destacar ainda de 13 a 21 de maio o Festival Les Beaux Jours (de música) e de 9 a 18 de setembro o Festival de Dança Le Temps d’Aimar la Danse.

Languedoc-Roussillon Midi-Pyrénées – Lourdes é o ponto fulcral desta região, que Jubila em 2017, estando já a decorrer várias obras de reabilitação e adaptação, em especial no Santuário. Neste verão vão ter lugar na região vários eventos desportivos importantes como os jogos do Euro na cidade de Toulouse, a passagem do Tour de France, a 4ª corrida Eiffage do Viaduto de Millau a 22 de maio ou o Grand Rail dos Pirenéus.

Sul de França – Esta é uma região ampla que oferece várias tipografias, micro-climas e geografias. Permite desfrutar de Turismo de Montanha, desde estâncias de ski, desportos de aventura como canoagem, kayak, BTT, escalada entre outros. Junto ao Mediterrâneo é possível descobrir toda a cidade de Sète em kayak, grutas submarinas incluídas. Aqui destaque também para o Património Gastronómico, como os Estivales de Saporta (degustações de vinhos demarcadas), a Festa da Trufa em Uzès ou a Fête de Cassoulet de Castelnaudary de 24 a 28 de agosto.

Narbonne – É considerado como o sítio ideal para passar um fim de semana, pois tem num raio de 15 km cinco tipos diferentes de ofertas turísticas. Urbano (Zona Antiga com 2500 anos), Natureza (Parque Natural da Narbonesa), Enogastronómico (em particular no seu mercado centenário repleto de produtos locais), Fluvial (o Canal de Robine é património da Unesco) e Marítimo (Praia de Narbona de 5km).

Para além da vasta e diversificada programação ao longo de todo o país, foi também feita uma aposta em novas rotas e aumentada a ligação diária entre Madrid e Barcelona para as várias cidades fronteiriças, quer de avião com a Iberia Nostrum, de Madrid a Biarritz; a Iberia Express de Madrid a Bordéus e de Madrid a Rennes; e de comboio, com uma nova parceria entre a Renfe e a SNCF, que liga Madrid e Barcelona a Paris, Lyon, Toulousse e Marseille diariamente.

A França, que é um dos principais destinos turísticos de todo o mundo, recebeu em 2015 “85 milhões de chegadas internacionais, tendo sido o primeiro destino turístico mundial”, segundo revelou aos jornalistas Yves Saint-Geours, embaixador francês em Espanha, aquando a apresentação do plano promocional aos jornalistas ibéricos, na capital espanhola.

O Embaixador adiantou ainda que o Turismo de França pretende no futuro investir num turismo sustentável e ecológico; desenvolver mais ligações de TGV, entre grandes cidades e pequenos pontos turístico para facilitar a deslocação do turista; e expandir a visão dos turistas sobre o turismo em França, que é mais do que Paris.; e alcançar em 2020 a meta dos quase 100 milhões de turistas.

Air France

A companhia aérea francesa Air France tem também algumas novidades, estando em processo de instalação de novos assentos em todas as classes na sua frota de médio curso; a criação de uma nova tarifa Economic Flex, pensada especialmente para viagens de negócios em classe turística (com a possibilidade do passageiro apanhar um voo mais cedo nesse dia ou pedir o reembolso ou modificação do bilhete sem cargo adicional); criação da tarifa Mini para voos de Madrid ou Barcelona para Paris.

Refeições de bordo da classe Business (nos voos de media e longa distância da responsabilidade do Chef François Adamski com duas estrelas Michelin; aposta nas novas tecnologias com novas apps para smart watch (com informação sobre os próximos voos, e as portas de embarque directamente no relógio); criação da Air France Press (os jornais e revistas podem ser descarregados gratuitamente no smartphone ou tablet) e o Air France Kids ( que permite aos passageiros mais pequenos criar e pintar o seu próprio avião).

Artigo anteriorPorto Editora Publica Curiosidades do Vaticano de Luís Miguel Rocha
Próximo artigo17ª Edição do Correntes d’Escritas Arranca a 23 de Fevereiro na Póvoa do Varzim

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome