Chegar ao Audrey’s Bistro, no Hotel Santiago Alfama de Lisboa, é o primeiro passo de uma experiência gastronómica verdadeiramente portuguesa. Fomos conhecer pratos da nova carta, numa noite especial, em que o jantar foi preparado a quatro mãos, por Thiago Cesar (o Chefe residente) e a convidada Inga Martin (do Go A Lisboa).
Damos os primeiros passos na inclinada Rua de Santiago, às portas do Castelo de São Jorge. O piso irregular de pedras bem polidas da calçada portuguesa, rouba-nos o equilíbrio, mas dá-nos o encanto de quem está prestes a mergulhar numa outra era.
O Audrey’s Bistro, ainda que incluído no hotel, tem uma entrada independente. Fica num antigo palacete do século XV, que foi totalmente reconstruído e tem uma gerência familiar, muito acolhedora. Manuel Rosa da Silva, o proprietário, faz questão de demonstrar a hospitalidade portuguesa a quem passa as portas. Filho de português, correu o mundo e mais recentemente estabeleceu raízes em Portugal “o melhor sitio do mundo para viver”. Orgulha-se de, juntamente com a mulher, gerir o Hotel Santiago Alfama, um boutique hotel de cinco estrelas que, já este ano, recebeu a distinção de “Melhor Pequeno Almoço” pela Condé Nast Johansens, na Europa e Mediterrâneo.
Se é verdade que em Portugal todos os assuntos importantes passam pela mesa, as propostas deste Audrey’s Bistro têm vindo também a ser trabalhadas no sentido de proporcionar uma experiência sofisticada da melhor gastronomia portuguesa. Para dar resposta aos diferentes momentos do dia, há carta de pequeno almoço ou brunch, almoço, afternoon tea ou jantar. Vale ainda a pena passar pelo bar, onde Bruno Achadinha disponibiliza um vasto leque de cocktails. Caso queira alguma coisa especial, ele saberá recolher as indicações certas para fazer a bebida que vai ao encontro do seu gosto.
Pudemos assistir a toda uma coreografia que complementa a arte, assim como saber mais sobre o welcome drink servido. O Old Fashioned, foi uma bebida introduzida nos Estados Unidos da América, antes da proibição do álcool. Serve para exaltar o espírito principal, neste caso um whisky bourbon, ao qual foi adicionado um bitter e sumo de laranja.
A nossa refeição iniciou com um Tártaro de Novilho e Crocante de Alga Nori. Seguiu-se uma entrada de Vieiras com Puré de Aipo e Sálvia. Uma excelente ligação entre esta erva aromática e medicinal, com um puré também carregado de sabor a acompanhar a suculenta vieira.
Seguiu-se um Bacalhau sob puré de Abóbora e Cebolinhas Assadas. o bacalhau, sempre esse passaporte de boas vindas à genuína mesa lusitana, aqui num saboroso lombo.
Entre os pratos principais, foi servido um limpa palato de sorbet de lima e infusão de alfazema. Um toque de conforto a esta passagem.
A Vazia foi acompanhada de creme de cenoura e curcuma com molho de mascarpone. Simplicidade e sabor, embebidos num molho cremoso. A refeição finalizou com um ananás em baixa temperatura com um twist de coco.
Além da qualidade dos ingredientes, muitos oriundos da quinta dos proprietários, no Alentejo, há um cuidado especial com a sustentabilidade. Daí a sazonalidade da carta, que inclui os melhores elementos de cada estação e do país.
O nome Audrey’s deve-se à filha dos proprietários, um gesto de amor de quem dá o melhor de si aos outros e partilha inspiração lusitana. Arrisque uma visita e dois dedos de conversa com o proprietário.
Há aqueles restaurantes dos quais não nos esquecemos porque comemos bem. Depois há aquelas experiências que vamos recordar por uma combinação de boas sensações: o espaço, a gastronomia e o excelente serviço. O Audrey’s Bistro entra nessa lista.
O Audrey’s Bistro fica no Hotel Santiago Alfama, na Rua de Santiago 14. 1100-494 Lisboa
Está aberto diariamente das 9h00 às 23h00. Poderá usufruir dos serviços de pequeno almoço e brunch, almoço, afternoon tea ou jantar.


















