Biblioteca Nacional Assinala Os 100 Anos Da Seara Nova Com Exposição

Inaugura no próximo dia 4 de outubro, na Biblioteca Nacional, em Lisboa, a exposição: Seara Nova: 100 Anos de Acção E Pensamento Crítico, que vai ficar patente ao público na Galeria do Auditório, de 4 a 29 de outubro.

Seara Nova: 100 anos de Acção e Pensamento Crítico é uma exposição que nos dá a conhecer a revista fundada em 15 de outubro de 1921 por Aquilino Ribeiro, Augusto Casimiro, Azeredo Perdigão, Câmara Reys, Faria de Vasconcelos, Ferreira de Macedo, Francisco António Correia, Jaime Cortesão, Raul Brandão e Raul Proença, com o desígnio de elevar o país, ética e culturalmente, criando um espaço de reflexão ativa e mobilizadora.

Com esta exposição, que assinala os mais de cem anos de vida desta revista, pretende-se trazer ao conhecimento geral, nomeadamente nas camadas mais jovens e na população universitária em particular, o longo e por vezes conturbado percurso de resistência, pensamento crítico e ação da Seara Nova e a importância do seu papel no panorama da Imprensa portuguesa, enquanto instrumento agitador e dinamizador das consciências, perante os problemas culturais, sociais e políticos com que o País se defrontava e defronta.

A história da sua fundação e das motivações que levaram à sua criação, os fundadores, o espírito seareiro, os diretores e colaboradores, a intervenção política, as polémicas que se travaram nas páginas da revista, a censura e o seu impacto, a memória gráfica, o passado, presente e futuro são os grandes temas desta exposição.

O programa inclui uma visita guiada, no dia 22, às 15h30 pelo professor Luís Andrade; uma visita guiada dia 28, às 18h00, pelo professor Daniel Pires e uma conferência no dia 15 de outubro, pelas 15h00, com João Luiz Madeira Lopes (diretor da revista Seara Nova), Luís Andrade (coordenador do Conselho Científico do Centenário), e Gonçalo Pereira Rosa (jornalista e membro do Conselho Redatorial da revista Seara Nova).

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta feira, das 9h30 às 19h30, e sábados das 9h30 Às 17h30. A entrada é gratuita.

Autor:Texto de Elsa Furtado
Artigo anteriorCompanhia Da Esquina Apresenta Look Back In Anger No Litoral EmCena
Próximo artigoGaleria São Roque Too Apresenta Exposição De Graça Morais

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome