Blues de Ronnie Baker Brooks Abre o Hootenanny na Culturgest

image005 (9)Ronnie Baker Brooks, alma do blues e da música soul abre já dia 30 de janeiro o Hootennany, que decorre na Culturgest. O Trio Joe Colombo a 2 de fevereiro e Mingo & The Blues Intruders a 4 de fevereiro são os outros nomes que compõem o cartaz deste ciclo comissariado por Ruben de Carvalho.

Ronnie Baker Brooks, filho do lendário Lonnie Brooks, é considerado pela crítica como parte da “realeza dos blues”, ao nível de Willy Dixon, B.B. King ou Luther Allison. Foi, desde muito cedo, testemunha da evolução do blues de Chicago, que agora traduz, com a sua guitarra e voz. Com álbuns aclamados como Golddigger (1998), Take Me Witcha (2001), e The Torch (2006), Brooks anima o blues elétrico com infusões de soul, modernas vocalizações hip-hop e ritmos funk.

Os ecos do blues da Europa chegam com os outros dois nomes do cartaz: Joe Colombo nasceu na Suíça mas desde criança foi a música norte-americana, especialmente o blues, que esteve presente na sua vida, o que determinou o seu futuro como guitarrista. Vive atualmente em Cracóvia, Polónia. Está em digressão e promove um novo projeto acústico com a cantora polaca Kasia Skoczek enquanto trabalha num projeto elétrico ambicioso que vai trazê-lo de volta para os EUA em 2015.

Mingo Balaguer e a vertente do blues que se funde com as vibrações latinas. O músico espanhol lidera um quarteto de músicos constituído por Quique Bonal (guitarra), Fernando Torres (baixo) e Juan de La Oliva (bateria). A sua proposta pretende abranger uma ampla gama de estilos dentro do campo do blues, o que levou à formação de um repertório que inclui influências que vão do mais puro estilo tradicional de blues elétrico de Chicago ao som da costa oeste californiana, passando pelo Jump – o blues em estilo texano.

Para Ruben de Carvalho, comissário deste Hootenanny, a opção foi no sentido de “combinar uma noite no Grande Auditório dedicada a significativos expoentes da matriz dos blues, intérpretes afro-americanos, completando o programa com outras expressões de blues com outras características, seja pelo recorte solista dos intérpretes, seja pela diversidade geográfica das suas origens”.

O concerto de Ronnie Baker Brooks tem lugar dia 30 de janeiro, a partor das 21h30, no Grande Auditório da Culturgest. Os bilhetes custam 15 euros (5 euros até aos 30 anos). Trio Joe Colombo atua a 2 de fevereiro no Pequeno Auditório da Culturgest, a partir das 21h30 e os bilhetes têm o preço único de 5 euros. Mingo & The Blues Intruders pode ser visto a 4 de fevereiro às 21h30, também no Pequeno Auditório com entradas a 5 euros.

Texto de Tânia Fernandes

Artigo anteriorFábrica da Pólvora Recebe Noite dos Solteiros
Próximo artigoFestival Rescaldo Arranca na Culturgest A 20 de Fevereiro

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome