A Boda na Aldeia é a mostra atualmente em exposição na Casa das Avós, em Reguengos de Monsaraz, que reúne bonecos e bonecas em pano, feitos ao longo de 2 anos, por 15 senhoras entre os 55 e os 80 anos de idade na antiga escola primária de Motrinos.
A mostra retrata cinco momentos do casamento tradicional durante a primeira metade do século XX, e apresenta um cortejo de bonecas vestidas a rigor, arranjos florais e ambientes de alegria. Os noivos estão dispostos em espaços separados, representando os momentos mais marcantes do casamento.
Em primeiro lugar está a cerimónia religiosa. Uma fila de convidados aguarda que os noivos, em frente ao altar, recebam a bênção do padre. Segue-se o copo de água em que os noivos se preparam para partir o bolo e ao jantar aguardam que lhes seja servida uma canja de galinha em tigelas de barro.
Para perpetuar a memória deste grande evento, os noivos são fotografados num jardim de cores vibrantes. O quarto nupcial é o momento final da exposição.
Os responsáveis da exposição destacam ainda que, “nos casamentos de aldeia há histórias curiosas, como por exemplo a dos bordados feitos pelas noivas que eram mantidos em absoluto secretismo. Um saudável desafio entre os enxovais que despertava grande expetativa nos convidados, amigos e vizinhos em visitar a casa dos noivos no dia do casamento”.
A mostra pode ser vista de terça a quinta feira, das 10h00 às 17h30 e aos domingos das 14h30 às 18h00, na Casa das Avós, em Reguengos de Monsaraz.
Texto de Elsa Furtado














