Byfurcação Surprende-nos Com Alice – O Outro Lado Da História No Júlio De Matos

Reportagem de Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Quem não conhece a estória da menina de vestido azul e avental branco que avista um coelho branco e o segue pelo jardim até cair num buraco fundo e entrar assim no Mundo Fantástico das Maravilhas, onde domina a implacável Rainha de Copas?

Assim entramos no mundo imaginário criado por Lewis Carroll no século XIX, e publicado pela primeira vez em 1865, encantando gerações desde então.

Mas tal como tudo, todas as estórias têm um outro lado, e a história de Alice tem um outro lado, mais negro e menos maravilhoso, que o colorido e louco País das Maravilhas.

E é este lado da história, que a Byfurcação agora nos apresenta, em Alice o Outro Lado da História, em cena às quintas, sextas e sábados no Pavilhão 30 do Hospital Júlio de Matos em Lisboa.

Previne-se de antemão o leitor e potencial espetador que esta não é uma peça romântica, nem alegre, nem o ambiente é colorido e mágico como numa estória. Esta não é uma peça para estômagos fracos.

Alice o Outro Lado da História dá-nos a conhecer a verdadeira história de Charles Lutwidge Dodgson e de Alice Liddell, uma história que tem mais do que aquilo que se vê à primeira impressão, uma história que aos olhos das mentalidades e moral dos dias de hoje não é assim tão idílica.

A peça tem mais de duas horas de duração, ao longo das quais os espetadores seguem os atores por diversas salas e ambientes entrando no universo das personagens, à boa maneira do teatro imersivo.

Para não estragar a experiência, não vamos adiantar mais sobre o enredo, nem o que vai acontecer, vamos deixar essa tarefa para o espetador. Vamos apenas referir o excelente trabalho do elenco que nos envolve do princípio ao fim. De salientar as interpretações de Isabel Guerreiro no de Alice e de Sofia Nicholson – no papel da mãe (e de uma outra personagem que não vamos revelar).

Uma coisa é certa, depois de ver esta peça, nunca mais vamos olhar para Alice no País das Maravilhas da mesma maneira.

Alice o Outro Lado da História resulta de um trabalho minucioso de investigação de Paulo Miguel Ferreira, que também assina o texto, e encenação de Encenação João Ascenso.

Do elenco fazem ainda parte Filipe Albuquerque, Gonçalo Romão, Isabel Guerreiro, João Bandeira, Laura Barbosa, Patrícia Duarte, Paulo Miguel Ferreira, Ricardo Lérias.i

A peça tem sessões (para já) até ao fim do mês de fevereiro, todas as quintas, sextas e sábados, pelas 21h30, no Pavilhão 30 do Hospital Júlio de Matos em Lisboa, estando grande parte das sessões já esgotadas. Os bilhetes estão à venda online e alguns locais habituais, no local e podem ser feitas reservas por telefone ou email (Tm:93 810 96 44 ou 93 456 57 53 | reservas@byfurcacao.pt) e custam 25 euros por pessoa.

Artigo anteriorReceita Peixe No Sal
Próximo artigoMuseu Dr. Joaquim Manso Na Nazaré Apresenta Mostra De Fotografia De Júlio Limpinho

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome