O tradicional Carnaval da Aldeia de Podence, o Entrudo Chocalheiro, é um dos eventos tradicionais mais importantes do norte de Portugal. A participação da comunidade, que conseguiu preservar estes costumes durante séculos, e a importância que mantém atualmente nos eventos culturais da região, foram motivos determinantes para que a UNESCO classificasse o Carnaval de Podence como Património Imaterial da Humanidade.
Nesta festa de Carnaval, as figuras “diabólicas” dos Caretos, representados por rapazes mascarados com trajes de franjas coloridas, caras de nariz pontiagudo feitas de lata ou couro e chocalhos à cintura, percorrem as ruas de Podence fazendo barulho e provocando as pessoas que passam, sobretudo as raparigas.
Estas figuras estavam associadas à imagem do “diabo à solta” e representavam os excessos, a euforia e a alegria permitidos nesta altura do ano, depois dos meses de inverno, celebrando também a fertilidade da primavera que se aproximava.
Tradicionalmente, no chamado Domingo Gordo e na terça-feira de Carnaval, os rapazes da aldeia encarnam as misteriosas personagens e correm pela aldeia aos saltos e aos gritos, perturbando a tranquilidade. Um dos principais motivos das correrias é encontrar raparigas para dançar e para as “chocalhar”. São seguidos por rapazes mais novos que imitam os caretos mais velhos, de modo a aprender e assegurar a continuidade da tradição, a quem chamam “facanitos”.
Entre os momentos mais importantes do Carnaval de Podence, destacam-se os casamentos a fingir, no Domingo Gordo e, na terça-feira de Carnaval, o desfile e a cerimónia da Queima do Entrudo, que anuncia o final da festa.
Em 1985, os Caretos de Podence organizaram-se e transformaram o grupo numa associação cultural, com o objetivo principal de preservar a tradição. Como símbolo da cultura do nordeste transmontano, estes mascarados têm sido convidados a participar em vários acontecimentos culturais e recreativos. É na Casa do Careto, um museu em Podence, que se pode visitar a história do grupo e desta tradição.
A programação completa pode ser vista aqui.

















