A Casa das História Paula Rego, em Cascais, acaba de inaugurar a exposição Paula Rego/Honoré Daumier: mexericos e outras histórias, com curadoria de Paula Rego e Catarina Alfaro.
A mostra estabelece um diálogo entre Paula Rego e Honoré Daumier, dois artistas para quem a obra gráfica se tornou um meio de expressão tão direto como o próprio desenho, só tendo sido possível “através da colaboração do colecionador Juan Espino Navia, que disponibilizou a sua coleção de litografias de Honoré Daumier (1808-1879), publicadas na sua maioria no jornal satírico francês Le Charivari, para que fossem vistas e escolhidas pela artista. “
Os dois artistas dominaram à sua medida as técnicas de gravação para fazer chegar as suas visões, histórias e perspetivas políticas a um público ainda mais vasto, produzindo imagens múltiplas que pela sua circulação podem operar uma mudança de mentalidades.
“No caso de Daumier, foi sobretudo o processo litográfico que lhe facultou não só um meio de subsistência e um rendimento estável, como também uma forma de propagar a sua defesa do homem comum, dos marginalizados, dos expropriados. Para Paula Rego, foram a gravura e a litografia que lhe facultaram um complemento à pintura e lhe permitiram chegar a uma vasta audiência com as sua narrativas femininas únicas”.
A exposição pode ser vista até 14 de abril de 2014, todos os dias das 10h00 às 18h00. A entrada é gratuita.
Texto de Susana Sena Lopes













