Casa Das Letras Publica A CIA No Vaticano De Eric Frattini

O livro A CIA no Vaticano de Eric Frattini, editado pela Casa das Letras, já disponível nas livrarias, dá conta da forma como as agências norte-americanas, a CIA em particular, têm registado, estudado e recolhido informação de todos os Papas, em 30 anos de Santa Sé.

Baseado em documentos inéditos, arquivo classificado como “confidencial”, telegramas e cartas, o autor Eric Frattini, revela os momentos e os movimentos a que os Estados Unidos dedicaram mais atenção durante estes anos de espionagem, desde o Papa Pio XII até ao Papa Francisco.

Quando, em junho de 2013, Edward Snowden revelou que a Agência de Segurança Nacional norte-americana havia espiado milhões de pessoas, incluindo chefes de Estado, descobriu-se que ninguém havia escapado a esta operação de espionagem, nem mesmo Jorge Mario Bergoglio ou os cardeais que haviam eleito o novo Papa.

Nada de novo para as organizações de serviços de informação dos Estados Unidos, que sempre consideraram o Vaticano, com a sua densa rede de relações diplomáticas, uma das principais e mais fiáveis fontes de informação sobre o que se passa em todo o mundo. Ou seja, um Estado cujo peso político em assuntos internos de outros países tem sido inversamente proporcional ao seu tamanho.

Neste livro, Eric Frattini mostra como as agências norte-americanas, e a CIA em particular, têm registado, estudado, recolhido informação e comentado os movimentos e declarações de todos os papas, desde Pio XII até Francisco. A partir da análise de mais de 300 documentos – telegramas, cartas ou documentos de arquivo classificados como «confidenciais», «secretos» ou «privados» –, são percorridos mais de trinta anos de política da Santa Sé, destacando-se os momentos e os movimentos a que os Estados Unidos dedicaram mais atenção.

Um documento rico e detalhado sobre o trabalho dos agentes e analistas da CIA que confirma que o pequeno Estado dominado pela cúpula de São Pedro tem sido, para o serviço de inteligência norte?americano, um dos mais intrigantes e misteriosos Estados do planeta.»

O livro, com 848 páginas, tem um preço de 19,90 euros.

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorScott Bradlee’s Postmodern Jukebox Em Concerto Nos Coliseus
Próximo artigoCasino Lisboa Com Concertos Arena Live Até Ao Final Do Ano

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome