Casa Fernando Pessoa Assinala Cem Anos da Revista Orpheu

orpheu© josé frade (8)_redA Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, assinala este ano os 100 Anos da Revista Modernista Orpheu, e apresenta a mostra Testamentos de Orpheu, do artista visual Pedro Proença.

Paralelamente, até dia 25 de abril vão decorrer um conjunto de iniciativas, que visam a saída da revista e do seu espírito contestatário e inovador aos cafés do bairro que a viu nascer – o Chiado. Assim, da iniciativa “Café Orpheu” farão parte atores e performers que levarão textos e atuações a diversos estabelecimentos lisboetas, como a Brasileira, o Fábulas, o Vertigo (ao Carmo) e o Kafeehaus (próximo do Teatro Nacional São Carlos).

Das Comemorações dos Cem anos da revista Orpheu fazem, ainda, parte a exposição itinerante, organizada em colaboração com o Instituto Camões, I.P. Nós, os de Orpheu e um novo programa de visitas temáticas na Casa Fernando Pessoa, que visam levar o visitante a experimentar uma determinada obra e o percurso construído em seu redor.

A Orpheu foi uma Revista Trimestral de Literatura publicada em Lisboa, fundada por Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada-Negreiros e Santa-Rita Pintor, que ficaram conhecidos como geração d’Orpheu. Teve apenas dois números publicados, em 1915 e inspirou os vários movimentos literários que a seguiram, tendo marcado profundamente as Artes e a Cultura em Portugal do Século XX.

Texto de Susana Gonçalves

 

Artigo anteriorJorge Palma e Sérgio Godinho Juntos no Super Bock Super Rock
Próximo artigoMuseu do Oriente Recebe Mostra The Dance of the Peacock de Tereza Seabra

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome