Castelo de São Jorge apresenta A Flauta Mágica de Mozart

O Castelo de São Jorge volta a promover mais uma edição das  Noites de Ópera, desta vez  com a apresentação de A Flauta Mágica, de Mozart, na versão portuguesa de Alexandre Delgado, nos próximos dias 6, 7, 8 e 9 de Julho, às 22h00.

Esta é uma forma diferente de assistir a uma ópera, no cenário ao ar livre do Castelejo, do monumento lisboeta. Durante quatro noites vais ser possível assistir às estórias de amor de Tamino e Pamina, de Papagueno e Papaguena, pela Companhia de Ópera do Castelo.

Desde a sua estreia num modesto teatro de Viena, em 1791, A Flauta Mágica sempre cativou as sensibilidades dos espectadores mais diversificados. Para os adultos representa os ideais iluministas e maçónicos partilhados pelo compositor e pelo autor do libreto (Schikaneder) e uma história de amor e poder que transpõe as dificuldades que o amor e que os propósitos genuínos têm de passar até à sua concretização. Para as crianças, é uma história de encantar típica da tradição do conto de fadas, a beleza expressiva da sua música, transportam-nas para um bosque frondoso habitado por seres do imaginário colectivo infantil.

A versão apresentada é em português da autoria de Alexandre Delgado, compositor, maestro, musicólogo e um divulgador apaixonado da música erudita no nosso país. A recriação musical para agrupamento de câmara é do compositor italiano Tiziano Manca. Substitui a maior parte do núcleo das cordas (o maior numa orquestra) por sopros da família dos metais, incluindo o trompete, que era pouco usado no século XVIII, e o saxofone, que não existia. A adição destes novos instrumentos, conferem uma nova cor, mas respeitando a energia e textura originais.
O elenco é de jovens cantores portugueses. A dupla luso/canadiana, das encenadoras Caroline Bergeron e Catarina Santana realizaram uma releitura e construção cénica lançando uma ponte
entre o passado e o mundo contemporâneo.

Numa apresentação da  Companhia de Ópera do Castelo, com Ana Franco no papel de Pamina; João Rodrigues no de Tamino; Rui Baeta como Papagueno e Eleanor Briggs como Rainha da Noite.

O espectáculo é para maiores de 4 anos, e os bilhetes custam 5 euros até aos 10 anos e 7,50 euros para os adultos e podem ser adquiridos nas bilheteiras do Castelo.

Texto de Clara Inácio
Artigo anteriorFestival de Humor de Lisboa arranca amanhã
Próximo artigoBeja Wine Night anima castelo alentejano amanhã

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome