CCB apresenta Nijinsky Siam de Pichet Klunchun Dance Company

O Centro Cultural de Belém apresenta Nijinsky Siam de Pichet Klunchun Dance Company, nos dias 12 e 13 de abril. Vaslav Nijinsky, lendário bailarino dos Ballets Russes, interpretou Danse Siamoise na Ópera de Paris e exactamente cem anos depois, Pichet Klunchun, bailarino e coreógrafo tailandês, integra esse solo esquecido no repertório da sua companhia, fazendo aquilo em que é mestre, estabelecer a ponte entre a dança tradicional clássica tailandesa e o contemporâneo. Nijinsky é trazido até ao palco através de pinturas, fotografias, bonecos tradicionais nang yai e sombras. O espetáculo estabelece um intercâmbio de dança entre os dois artistas, um morto e outro vivo, mas ambos presentes, num mundo de sombra e luz reinventa-se a realidade, a vida e a energia.

A coreografia, direção artística e cenografia são de Pichet Klunchun, o desenho de luz é de Jirach e Eaimsa-Ard. A interpretação está a cargo do próprio Pichet Klunchun e de Porramet Maneerat, Padung Jumpan e Kornkarn Rungsawang . A música é Alte Weise, Op. 89_2 composta por Christian Sinding . A produção teve por trás uma cuidada investigação histórica de Sylvie Dancre e Philippede de Lustrac . Numa co-produção  da Singapore Arts Festival e Theater der Welt 2010, com os apoios de Zürcher Theater Spektakel e Noorderzon/Grand Theatre Groningen.

Nijinsky Siam de Pichet Klunchun Dance Company, nos dias 12 e 13 de Abril, no Pequeno Auditório – Sala Eduardo Prado Coelho, às 21h00.

Texto de Clara Inácio
Artigo anteriorCasino do Estoril homenageia Paulo Gracindo
Próximo artigoAlice, no país das maravilhas na Quinta da Regaleira

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome