Centro Interpretativo Os Murais De Almada Nas Gares Marítimas Já Está Aberto Ao Público

Lisboa já conta com um novo espaço dedicado à arte e à memória histórica da cidade. Foi inaugurado no passado dia 7 de abril, o Centro Interpretativo Os Murais de Almada nas Gares Marítimas, data que assinala o nascimento de Almada Negreiros. O público já pode visitar os murais modernistas nas Gares Marítimas de Alcântara e da Rocha do Conde de Óbidos, edifícios concebidos pelo arquiteto Porfírio Pardal Monteiro e inaugurados nos anos 40 do século XX.

Instalado no piso térreo da Gare Marítima de Alcântara, o centro é composto por nove salas expositivas, organizadas tematicamente. As salas “Cais”, “Passagens”, “Partidas” e “Chegadas” abordam a construção das gares e os eventos históricos que por ali passaram, como a II Guerra Mundial, os fluxos migratórios, a Guerra Colonial e o processo de descolonização. Já as salas “O que contam as paredes”, “História mural” e “Diz que disse” debruçam-se sobre os murais, revelando o processo criativo de Almada e recolhendo testemunhos e entrevistas sobre a sua obra. Por fim, “Almada em Lisboa” e “Almada Negreiros, artista” traçam uma visão biográfica e mostram outros locais da cidade onde é possível encontrar obras do artista.

No primeiro piso das duas gares, agora abertas ao público, é possível observar os murais de Almada Negreiros com o apoio de um audioguia. O restauro da Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos foi concluído recentemente com financiamento da World Monuments Fund, no âmbito do programa World Monuments Watch, que identifica patrimónios de especial relevância artística e histórica em risco de desaparecer.

A concepção e coordenação dos conteúdos expositivos são da responsabilidade de Mariana Pinto dos Santos, historiadora de arte e docente da NOVA FCSH. O projeto contou ainda com a colaboração de instituições académicas e culturais, bem como das netas do artista, Rita e Catarina Almada Negreiros.

O projeto, promovido pela Associação Turismo de Lisboa em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a Administração do Porto de Lisboa, destaca-se por valorizar o maior conjunto de pintura mural do século XX em Portugal. Além de dar acesso a estas obras de Almada Negreiros, o novo centro convida a uma viagem pela história das gares e do Porto de Lisboa.

Com horário de visita entre as 10h00 e as 19h00, o Centro Interpretativo poderá ser visitado diariamente, mediante a compra de bilhete no valor de 5 euros. Para facilitar o acesso entre as duas gares, será disponibilizado um transporte gratuito, inspirado no antigo carrinho de bagagens desenhado pelo atelier de Pardal Monteiro.

Autor:Texto de Tânia Fernandes
Artigo anteriorArte Pela Palestina Está De Volta Em Três Cidades Portuguesas
Próximo artigoSeixal Celebra Os Ideais Da Revolução Com Música De Intervenção

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome