Chafariz De São Romão Em Carnaxide Convida A Saborear A Comida Portuguesa: Do Leitão Ao Bacalhau

Reportagem de Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Comer em restaurante, mas com aquele gostinho e qualidade que se comia na casa da avó, ou em alguns casos, quando se vai à “Aldeia”, bem perto de Lisboa, é a proposta do Chafariz de São Romão, do Chefe Jacinto Alves e da sua mulher Antónia Alves.

O casal já não é novo, nem desconhecido na zona que vai de Belém a Oeiras, pois esteve durante muitos anos à frente do restaurante da Associação Naval de Lisboa, e aposta agora num espaço diferente. Da beira Tejo, o casal mudou-se para a zona histórica de Carnaxide, perto da Igreja de São Romão, do Coreto e do Chafariz do século XVIII, que dá nome ao restaurante, mas a qualidade da cozinha e a simpatia de quem recebe, essa mantém-se.

Neste novo espaço, o Chefe Jacinto Alves resolveu apostar num prato pouco habitual na região de Lisboa: o Leitão à Bairrada, tendo construído de raiz, (ele próprio), um forno a lenha, propositadamente para o efeito.

E desde a abertura, o estaladiço Leitão à Bairrada, acompanhado por um molho especial (receita da avó paterna do Chefe, natural de Viseu), é uma das estrelas da casa, seja para comer no local ou por take away, acompanhado por uma estaladiça batata pála, e de um bom espumante, como manda a tradição da Bairrada.

Mas a oferta gastronómica não se fica por aqui, com a experiência e o conhecimento adquiridos ao longo de 22 anos, o Chefe Jacinto trouxe para o Chafariz alguns dos bestsellers da carta da Associação Naval, como a deliciosa Massada de Tamboril e Gambas, o Arroz de Tamboril e Gambas, as Amêijoas à Bulhão Pato (para entrada), o peixe fresco e o bacalhau grelhado no carvão, qualquer um deles é uma excelente aposta.

Para os fãs da carne, as opções são muitas e variadas, para além do já referido Leitão à Bairrada, é possível escolher Chouriço Assado e Morcela Assada para entrada; Secretos de Porco Preto (cortados às tirinhas e acompanhados com pickles, e batata pála); Francesinha; Bitoque Vitelão Angus; Picanha; Cordeiro; entre outros, além do habitual prato do dia.

De referir ainda que aos sábados há Cozido à Portuguesa e aos domingos há Cabrito Assado no forno a lenha, uma verdadeira viagem pela Gastronomia Portuguesa.

Para rematar uma deliciosa e reconfortante refeição, um doce caseiro ou fruta da época, o difícil é escolher: Mousse de Chocolate, Maçã Assada, Pêra Bêbada, Farófias, Torta de Laranja e Pudim da casa são algumas das opções.

A comida aqui é mesmo uma tentação!

Para acompanhar a refeição é possível escolher entre um vinho do Dão, da Região de Lisboa, ou Alentejo, cerveja ou refrigerante (além de água, naturalmente), há opções para todos os gostos.

Uma casa que merece mesmo uma visita, pela comida deliciosa, pelo ambiente acolhedor, e pela simpatia dos responsáveis, seja a dois, em grupo de amigos ou em família. O preço médio por pessoa ronda os 25 euros.

O Chafariz de São Romão fica na Rua 5 de Outubro, nº 11, em Carnaxide, e serve almoços e jantares. Uma vez por mês há tertúlias de Fado. Fecha aos domingos à noite e à segunda-feira. Aceita reservas pelo número: tm: 934 24 97 02 e pelo email: reservas.saoromao@hotmail.com.

Um restaurante a conhecer!

Artigo anteriorTesouros De Sines Para Ver No Panteão Nacional Em Lisboa
Próximo artigoNey Matogrosso Atua No Porto Em Maio

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome