O Cine Fiesta 2013 dedica este ano uma retrospectiva a um dos mais paradigmáticos realizadores da história do cinema: Luis Buñuel.
A mostra de cinema espanhol, que decorre entre 23 e 26 de novembro, vai apresentar na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, durante o dia de 23 de novembro, um programa de três obras-primas de Luis Buñuel, dos anos trinta, sessenta e setenta, que podem ser vistas num triple bill para uma tarde e uma noite de sábado e uma conversa em torno da obra do cineasta com o crítico espanhol Miguel Marias.
A primeira sessão, que tem lugar às 15h30, mostra L’Âge d’Or, de 1960, a primeira obra de Buñuel a solo, o seu filme “mais provocante e um verdadeiro manifesto do surrealismo no cinema”, que foi proibido após a sua estreia, só voltando às salas de cinema mais de meio século depois.
Segue-se Nazarin, que será exibido às 19h00, também de 1960, adaptado de um romance de Benito Pérez Galdós, então proibido em Portugal.
A última sessão apresenta Tristana, às 21h30, um dos filmes mais famosos de Luis Buñuel, com Catherine Deneuve como protagonista.
Texto de Susana Sena Lopes








