A Aldeia de Vilares de Vilariça, no Concelho de Alfândega da Fé, distrito de Bragança, será o palco da primeira edição do Festival Circ’Bô, que decorrerá de 23 a 25 de agosto.
O Circ’Bô é o primeiro festival de circo contemporâneo. O festival pretende ligar a população local com artistas de circo contemporâneo, através de residências artísticas para jovens talentos e apresentações artísticas nas paisagens transmontanas, acessíveis tanto ao público nacional como estrangeiro.
O festival será realizado no ambiente natural e nos espaços típicos de uma aldeia transmontana, substituindo os palcos convencionais por cenários onde “as paredes têm raízes” e “o telhado é infinitamente belo”, proporcionando uma experiência autêntica e respirando ar puro.
Paralelamente, estão programadas diversas atividades como yoga, artes, dança e música, garantindo que famílias e crianças tenham um papel central. O espaço Kid’s Bô oferecerá um recreio natural com oficinas, atividades de movimento e espetáculos atrativos para os mais pequenos.
O festival também atuará como um Laboratório de Impacto Ambiental, com ações de capacitação, educação e sensibilização ambiental, promovendo a cidadania ativa no desenvolvimento sustentável.
Será criada uma zona de parque de campismo para os visitantes permanecerem durante o evento, além de ser reservado o parque de autocaravanismo de Alfândega da Fé para atrair turistas que viajam durante o verão.
Este projeto é uma parceria entre a iLocal (Inteligência Local – Associação para a Regeneração, Desenvolvimento e Governança das Economias Locais) e o INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo, com o apoio do Turismo de Portugal.
A programação completa pode ser vista aqui.




















