Companhia Nacional de Bailado homenageia Sophia de Mello Breyner na nova temporada

5Tangos2A Companhia Nacional de Bailado resolveu associar a sua próxima temporada à obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.

A ligação da poetisa à dança marca, desde logo, presença em Orfeu e Eurídice, que estreia no Teatro Camões a 27 de fevereiro. O bailado, com assinatura de Olga Roriz, centra-se num dos mitos favoritos da escritora e assinala os 300 anos do nascimento de Chistopher Willibald Gluck, compositor da ópera homónima. A música será interpretada ao vivo pela Orquestra Divino Sospiro, o Ecce Ensemble e o coro da Escola Superior de Música de Lisboa.

A homenagem à poetisa estará presente ainda num espetáculo a partir de A Fada Oriana, que deverá percorrer as escolas com o apoio da Direção-Geral da Educação.

Ainda em abril, com continuação no mês seguinte, o Teatro Camões acolhe Mozart Concert Areas, da belga Anne Tersa de Keermaeker.

Já em maio, a companhia recebe duas peças encomendadas pelos suecos da GoteborgsOperans Danskompani: Noetic, de Sidi Cherkaoui e Metamorphosis, de Saburo Teshigawara. Ambas as obras serão estreadas em Gotemburgo, em março e a sua vinda a Lisboa insere-se no Projeto European Dance Exchange, ao abrigo do qual a CNB se apresentará em Gotemburgo com O Lago dos Cisnes.

Junho e julho marcam o regresso de Giselle, de Georges Garcia, peça estreada pela CNB em 1987 no Teatro Nacional de São Carlos.

Tempestades, com música de Joseph Haydn, é outra das propostas em estreia. Encomendada por Rui Lopes Graça, a peça tem conceção musical de Pedro Carneiro.

Novembro é mês para outra estreia, a saber, Lídia, com coreografia de Paulo Ribeiro e música original de Luís Tinoco.

Dezembro, e sempre a pensar no Natal, a Companhia Nacional de Bailado apresenta o clássico Quebra-Nozes, bailado coreografado por Fernando Duarte e com encenação e dramaturgia de André Teodósio.

Texto de Alexandra Gil
Foto de arquivo C&H de Sara Santos
Artigo anteriorDia Europeu do Enoturismo assinalado em vários concelhos do país
Próximo artigoA Ciência contada aos mais pequenos através das Histórias de Encantar no Pavilhão do Conhecimento

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome