Antes de partir numa viagem inédita ao Brasil, o coração de D. Pedro IV estará em mostra no Porto. Será possível vê-lo no Salão Nobre da Irmandade da Lapa.
O Coração de D. Pedro IV de Portugal e I do Brasil estará exposto ao púbico pela primeira durante este fim-de-semana de 20 a 21.
A relíquia que esteve guardada ao público nos últimos quase 200 anos estará disponível para visita gratuita no Salão Nobre da Irmandade da Lapa no Porto.
Quando persentiu que a morte estava próxima, D. Pedro IV, pediu que quando o seu corpo fosse sepultado, o seu coração fosse oferecido á cidade Invicta.
Acabou por morrer em Portugal a 24 de setembro de 1834 e o seu desejo foi cumprido.
Desde esse ano que está guardado na Igreja da Lapa num recipiente de vidro preservado e sobrevivendo até aos dias de hoje numa caixa com cinco fechaduras.
Um acordo entre a Camara do Porto e o Governo brasileiro vê o coração Real viajar para o Brasil para comemorar o bicentenário da independência do Brasil
A Câmara do Porto aprovou a 18 de julho, de forma unânime a trasladação do órgão. O presidente da Câmara, Rui Moreira, irá acompanhar a viagem.
Em preparação para este evento histórico, foi encomendada uma vitrina especial para alojar o coração do monarca.
Desenvolvida pelo arquiteto Luís Tavares Pereira, esta tem 1,30 metros de altura, de modo a que este fique da mesma altura do coração de quem o observa.
As visitas ocorrem este sábado das 10 às 20 horas e no domingo das 10h00 às 16h00.
Após as visitas de domingo, o coração seguirá para o Brasil, onde chegará no dia 22 levado num avião da Força Aérea Brasileira. Aquando da sua chegada, terá direito a honras militares. Permanecerá durante 20 dias no país que alberga os restos mortais do monarca.













