O Pequeno Auditório da Culturgest, em Lisboa, recebe a 12 de setembro mais um concerto do Ciclo Isto é Jazz? Desta vez, o palco será ocupado pelo português David Maranha e pelo australiano Will Guthrie.
Multi-instrumentista, especialmente focado no órgão Hammond e no violino, David Maranha tornou-se desde a década de 1980 uma das maiores referências do experimentalismo nacional.
Ligado desde sempre ao coletivo Osso Exótico – objeto de culto um pouco por todo o mundo – dispensa as partituras nas suas criações, explorando as texturas abstratas. Mais recentemente com esta e outras formações, bem como a solo, tem apostado numa música mais ritmicamente construída e com conotações rock.
No seu percurso internacional estabaleceu ligação como figuras de proa como Stephan Matthieu, Helge Sten ou Helena Espvall.
A estes nomes junta-se agora Will Guthrie, um dos maiores improvisadores e percussionistas da Austrália, a residir atualmente em França. Tal como Maranha, também Guthrie se interessa pela indução do transe por meios musicais, quer a solo quer no duo Elwood & Guthrie, que se dedica a uma visão muito peculiar do folclore dos Apalaches.
O encontro entre David Maranha e Will Guthrie acontece a 12 de setembro, no Pequeno Auditório da Culturgest, pelas 21h30. O bilhete custa 5 euros e pode ser adquirido nos locais habituais.
Texto de Alexandra Gil




















