Dia do Fado instituído na Argentina

fado_argentinaDecorreu no passado fim-de-semana, na Usina del Arte, em Buenos Aires, Argentina, a primeira edição do Festival Fado em Buenos Aires, o cartaz de luxo foi composto por Ana Moura, Miguel Capucho e Ângelo Freire, e ainda sessões de cinema, conferências e uma exposição.

O Festival do Fado em Buenos Aires sucede ao Festival do Fado em Madrid (cuja 4ª edição decorre ainda este mês) e ao Festival do Fado no Brasil ( cuja primeira edição ocorreu em agosto de 2013), fortalecendo assim a presença do género musical do Fado na América Latina. A iniciativa é da Everything is New e da Alto e Bom Som.

O Senado da Nação Argentina aprovou no dia 14 de novembro de 2012, por iniciativa do cidadão argentino Victor Antonio Lopes, com fortes ligações à cultura musical portuguesa e promotor da nossa Cultura naquele país, a instituição do Dia do Fado na Argentina, sendo este celebrado a 6 de outubro, data da morte de Amália Rodrigues, como homenagem à artista portuguesa.

De realçar que, tal como o Fado é considerado a Canção Nacional portuguesa, o Tango é o estilo musical emblemático da Argentina, havendo quem aponte muitas semelhanças e uma base comum similar aos dois estilos musicais, chamando-lhe até “canções irmãs”, como ilustrou um espetáculo exibido aquando a Lisboa 94, no CCB.

Texto de Madalena Travisco

 

 

Artigo anteriorCrescer com Pinta é o nome da nova colecção da Oficina da Psicologia
Próximo artigoTrabalhos de Fernando Relvas na revista Tintin em exposição no Centro Nacional de Banda Desenhada

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome