Neste Dia Mundial da Criança e com a Feira do Livro a começar, o C&H deixa-lhe aqui algumas sugestões de leitura e de livros para oferecer aos mais pequeninos.
Para mãos pequeninas, a Presença apresenta a coleção , que reúne os volumes Primeiros Conceitos, e Animais. Cada volume é composto por uma caixa resistente com fecho magnético contendo 9 livrinhos com páginas de cartão grosso, uma sobre os primeiros conceitos e vocabulário,e outra sobre as diversas espécies de animais.
As ilustrações simples e de vivas cores são adequadas a bebés e crianças que começam a aprender as primeiras palavras e a fazer o reconhecimento de imagens. Esta coleção é recomendada para bebés a partir de 1 ano de idade.
Ainda a pensar na aprendizagem como uma brincadeira e no desenvolvimento da linguagem, para a mesma faixa etária, da Planeta Júnior Vamos à Escola e Um Dia em Cheio (Amigos de Algibeira), um livro-jogo de pano, acompanhado por três amiguinhos que ajudarão a aprender os primeiros conceitos e o primeiro vocabulário.
O bebé vai deliciar-se a ajudar os amiguinhos quando eles vão para a escola ou ao longo de um dia cheio de aventuras, pondo os bonequinhos nas algibeiras de cada página enquanto aprendem conceitos importantes: identificar formas, cores, pares e posições relativas. Com as divertidas ilustrações e a história interactiva o bebé vai adorar aprender com estes livros fofinhos, laváveis e coloridos.
Do Clube do Autor destacamos a coleção José Jorge Letria, que inclui os títulos Sono Soninho, com ilustrações de Pedro Serapicos; Porta-te Bem!, com ilustrações de Joana Quental; entre outros e que são recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.
Sono, soninhoentra no meu quarto devagarinhoe vem fazer-me companhiapara eu não ficar sozinho.…..
Um livro doce e que convida a entrar no mundo dos sonhos de rima em rima, de página em página.
Já para os bébés que já prestam atenção aos movimentos, Gingão!, de Rufus Butler Seder, é o sucesso da Booksmile, com a já patenteada técnica de Scanimation ®, em que os animais se movimentam, ganham vida e cor – uma técnica que faz com que as ilustrações de um livro pareçam pequenos vídeos.
As nosas crianças não vão largar o livro, e com ele vão “gingar, pular, escapar, marchar, rastejar, voar, correr e saltar”, sempre acompanhados dos seus pequenos amiguinhos. Este livro foi já incluído no Plano Nacional de Leitura.
Continuando a aposta em scanimation, também da Booksmile, Galope!, o primeiro livro de ilustrações especiais em que as imagens se mexem sozinhas, que é já um best-seller mundial. Abre-se a página e o cavalo galopa, noutra um gato salta, ainda noutra um macaco atira-se de galho em galho e uma borboleta bate as asas. As imagens mexem-se como se estivessem num pequeno ecrã e o leitor só tem de abrir a página.
Este livro é indicado para crianças entre os três e os cinco anos, Galope!
Da Caminho, sugerimos o encantador O Boneco de Neve, da autoria de Raymond Briiggs. Este é um livro ilustrado, em que a estória é contada apenas através das imagens, e não contém uma única palavra. “Pretende captar a inocência e a maravilhamento da infância com suas ilustrações sonhadoras”. Este livro encantador é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.
Também encantador é sem dúvida alguma o clássico A História do Pedrito Coelho, da autoria da inglesa Beatrix Potter. Editado entre nós pela Civilização. Também recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, o livro traz-nos a estória do Pedrito Coelho, um coelhinho muito malandro e desobediente, que vai viver uma grande aventura. De destacar a beleza das ilustrações e ainda os efeitos sonoros, que prometem atrair e fazer as delícias dos mais pequenitos.
Terminamos com uma sugestão da autoria de uma das mais conceituadas autoras infantis portuguesas – Matilde Rosa Araújo, sugerimos As Fadas Verdes, com edição da Porto Editora. São 25 poemas inspirados na natureza, para os mais pequenos e que são acompanhados com ilustrações de Abigail Ascenso.
A brancura da LuaNa serra adormecidaÉ uma foice brilhanteDuma seara perdidaAi que sono na serraQue a noite desferra!…
in “A dança do sono da serra”
Por Susana Sena Lopes e Elsa Furtado













