Assinala-se hoje, 1 de outubro, o Dia Mundial da Música e são muitas as atividades agendadas, algumas delas com entrada gratuita. O C&H deixa-lhe aqui algumas sugestões do que pode ver e ouvir na Capital.
No Colombo, a proposta é um “encontro” pelas 18h00, com o Maestro Rui Massena, na sua criação musical The Pool Songs, no interior da criação da escultora Jen Lewin – The Pool.
No Museu do Oriente, a data é assinalada no sábado, com atividades direcionadas para a família.
Às 10h30 está marcada uma visita orientada à exposição permanente do museu, à volta do tema da “Música do Mundo”; às 11h30 é a vez da oficina “Tum ba la lão”, para pequenos maiores de 2 anos e pelas 15h00 está marcado o atelier “Ao som do rouxinol”, inspirado num conto de Hans Christian Andersen.
As participações são mediante inscrição prévia e têm um custo de 3,50 euros.
Com entrada gratuita, são os concertos que a EGEAC promove nas Praças: Largo de São Carlos, Praça do Município, Ruínas do Carmo e Museu do Chiado, entre as 15h00 e as 23h00, no sábado dia 4. Os concertos estão integrados na programação da iniciativa Músicas nas Praças.
Para as Ruínas do Carmo estão programados concertos de música coral, pelos coros Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa, o Coro Juvenil de Lisboa e os coros Polyphonia Schola Cantorum, Coral Allegro, Coral Encontro, que interpretarão em conjunto a Misa Criolla, escrita por Ariel Ramírez em 1964.
Para
o Largo de São Carlos estão reservados os ritmos do jazz e o som das orquestras de sopros pela Orquestra de Sopros da Metropolitana, a Orquestra de Jazz da Universidade de Évora (OJUÉ) e a Big Band de Alunos da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas.
No Museu do Chiado, o público vai ser convidado a ouvir, conhecer e a experimentar instrumentos musicais, participando nos ateliers de percussões, cordas e sopros.
O encerramento da iniciativa decorre na Praça do Município ao som da Orquestra Metropolitana de Lisboa.
O Dia Mundial da Música foi instituído em 1975 pelo International Music Council, organização criada pela UNESCO, com o objectivo de levar música de todo o tipo a todo o tipo de pessoas, dentro dos ideais de paz e respeito fomentados pelo braço da ONU.
Por Elsa Furtado

















