Dia Mundial da Música assinalado em Lisboa

The PoolAssinala-se hoje, 1 de outubro, o Dia Mundial da Música e são muitas as atividades agendadas, algumas delas com entrada gratuita. O C&H deixa-lhe aqui algumas sugestões do que pode ver e ouvir na Capital.

No Colombo, a proposta é um “encontro” pelas 18h00, com o Maestro Rui Massena, na sua criação musical The Pool Songs, no interior da criação da escultora Jen Lewin – The Pool.

No Museu do Oriente, a data é assinalada no sábado, com atividades direcionadas para a família.

Ao som do rouxinolÀs 10h30 está marcada uma visita orientada à exposição permanente do museu, à volta do tema da “Música do Mundo”; às 11h30 é a vez da oficina “Tum ba la lão”, para pequenos maiores de 2 anos e pelas 15h00 está marcado o atelier “Ao som do rouxinol”, inspirado num conto de Hans Christian Andersen.

As participações são mediante inscrição prévia e têm um custo de 3,50 euros.

Com entrada gratuita, são os concertos que a EGEAC promove nas Praças: Largo de São Carlos, Praça do Município, Ruínas do Carmo e Museu do Chiado, entre as 15h00 e as 23h00, no sábado dia 4. Os concertos estão integrados na programação da iniciativa Músicas nas Praças.

Para as Ruínas do Carmo estão programados concertos de música coral, pelos coros Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa, o Coro Juvenil de Lisboa e os coros Polyphonia Schola Cantorum, Coral Allegro, Coral Encontro, que interpretarão em conjunto a Misa Criolla, escrita por Ariel Ramírez em 1964.

Paramusicas_praca o Largo de São Carlos estão reservados os ritmos do jazz e o som das orquestras de sopros pela Orquestra de Sopros da Metropolitana, a Orquestra de Jazz da Universidade de Évora (OJUÉ) e a Big Band de Alunos da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas.

No Museu do Chiado, o público vai ser convidado a ouvir, conhecer e a experimentar instrumentos musicais, participando nos ateliers de percussões, cordas e sopros.

O encerramento da iniciativa decorre na Praça do Município ao som da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

O Dia Mundial da Música foi instituído em 1975 pelo International Music Council, organização criada pela UNESCO, com o objectivo de levar música de todo o tipo a todo o tipo de pessoas, dentro dos ideais de paz e respeito fomentados pelo braço da ONU.

Por Elsa Furtado

 

Artigo anteriorTAP com promoções até 12 de Outubro
Próximo artigoConservas Ramirez assinalam 160 anos com Semana Temática na Loja das Conservas em Lisboa

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome