Dia Mundial Do Livro Assinalado A 23 De Abril Com Muitas Atividades

No próximo domingo dia 23 de abril assinala-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, para celebrar a data vão decorrer várias iniciativas de norte a sul do país, o C&H deixa-lhe aqui algumas sugestões.

No Porto, o Teatro Nacional São João promove no próximo domingo, a partir das 14h30, na Sala de Vidro do Teatro Carlos Alberto (TeCA), uma leitura partilhada de Húmus de Herberto Helder, bem como de excertos da obra homónima e original de Raul Brandão. A iniciativa, que explora a relação dualista destes autores será partilhada por Ana Mafalda Pereira, Nuno M Cardoso e Rita Pinheiro.

E ainda a apresentação de E-nxada -“uma investigação artística, dirigida a todos os públicos, sobre os dualismos rural/urbano e passado/presente, que reflete o que fomos e o que somos. O conceito do espetáculo parte da ferramenta ancestral – a enxada, enquanto o símbolo de trabalho primário –  e junta, num contraponto irónico, objetos do nosso eletrónico quotidiano”. O espetáculo é uma coprodução do TNSJ, Erva Daninha – companhia de teatro/circo da cidade do Porto, e a Binaural/Nodar, uma estrutura de São Pedro Sul.

É também no Porto que tem lugar o lançamento do Plano Nacional de Leitura 2027 na Biblioteca Almeida Garrett e ainda o Primeiro Encontro das Livrarias Mais Bonitas do Mundo, que começa pelas 10h00, na Livraria Lello e termina à noite com um jantar nas Caves Taylor’s.

Em Lisboa tem lugar a iniciativa Ler em Todo Lado, com inúmeras atividades com o objetivo de “promover a literatura e os hábitos de leitura dos portugueses”, numa iniciativa da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) e da Câmara Municipal de Lisboa.

Depois do arranque com a “Noite de Encantar”, dedicada ao imaginário da Alice no País das Maravilhas, na Biblioteca dos Coruchéus, as atividades prosseguem hoje – sábado com uma sessão de Música para Bebés na Biblioteca da Penha de França, às 10h30, e com um atelier do Livro Mágico, na livraria Até à Lua, às 10h50. O fim de semana termina com uma sessão de “Contos em Família” na Livraria Gatafunho, às 11h30, e com um workshop de Escrita Criativa para Crianças, na livraria Ler Devagar, às 11h30.

Entre os dias 22 e 30 de abril, a semana é dedicada aos livreiros e terão lugar feiras de rua e exposições, entre outras atividades.

Em Oeiras, tem lugar hoje o lançamento do livro Coleção Olhar Português – Vol. XIX: Todos a seu Tempo, por Nuno Martins, às 15h00, na Biblioteca Municipal de Algés. Às 16h00, haverá Sábados com Contos, por contadores “Histórias de Ida e Volta”, na Biblioteca Municipal de Oeiras.

No Dia Mundial do Livro, é atribuído o Prémio Melhor Leitor das Bibliotecas, e será feita a divulgação de Premiados – infantil, juvenil e adulto.

No 24 de abril, realizar-se-á uma mostra bibliográfica intitulada Livros que Abril Libertou, nas três bibliotecas municipais (Algés, Oeiras e Carnaxide) e no Catálogo das mesmas. E ainda oferta de livros, nas três bibliotecas municipais, no Palácio do Marquês de Pombal e nos SIMAS – Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamentos de Oeiras e Amadora.

Em Palmela assinala-se a data com uma Feira no Mercado do Pinhal Novo (entre 18 e 26 de abril), um encontro com a escritora Luísa Ducla Soares e ofertas para novos leitores que se inscrevam nas biblioteca da Rede.

O Dia Mundial do Livro é comemorado desde 1996, por decisão da UNESCO, no dia 23 de abril, uma data simbólica que teve origem na Catalunha (com a morte de Miguel de Cervantes), onde se celebra o Dia de S. Jorge e se oferece uma rosa a quem comprar um livro. O Dia Internacional do Livro Infantil foi assinalado no dia 2 de abril, data em que se comemora o nascimento do escritor Hans Christian Andersen, chamando a atenção para o papel fundamental dos livros para a infância.

Autor:Por Elsa Furtado / Foto de António Silva
Artigo anteriorEspontâneo 2017 Até Domingo Em Sintra
Próximo artigoConsagração De Raquel Tavares Em Nome Próprio No Coliseu De Lisboa

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome