Amanhã assinala-se o Dia Mundial do Turismo, um pouco por todo o mundo são várias as iniciativas que vão ter lugar para celebrar a efeméride e Portugal não é excepção, numa edição subordinada ao tema “Turismo para Todos”.
Em Lisboa o destaque vai para a “Cimeira do Turismo Português”, que vai decorrer no Museu do Oriente em Lisboa, entre as 9h45 e as 18h00. Já no Porto é inaugurado o Welcome Center Porto pelas 17h30.
Em Sintra, destaque para o Festival de Estátuas Vivas de Sintra 2016, que acontece a 1 e 2 de outubro, e onde cerca de 30 artistas irão encarnar personagens baseadas num ambiente romântico, barroco, histórico e de natureza.
Alcochete convida “À Descoberta de Alcochete”, numa visita guiada gratuita ao núcleo antigo.
No Montijo vão se oferecer gerberas, (a região é o maior produtor da planta na Península Ibérica), e prolonga os festejos durante o fim de semana. No sábado, dia 1 de outubro, o destaque vai para os produtos regionais e alternativos com as iniciativas “Mercado à Mesa” e “Compro no Mercado”. Já no domingo, dia 2, acontece um Passeio no Tejo, com inscrição gratuita.
O município do Seixal sugere um passeio à vela a bordo do varino Amoroso (emblemática embarcação tradicional do Tejo), com partida da Gare Marítima da Rocha Conde d’Óbidos em direção ao Seixal para descobrir a sua baía, história e a gastronomia ribeirinha. O programa, que decorre no dia 27, entre as 10h00 e as 16h00, é gratuito e sujeito a inscrição prévia, incluindo também uma visita à Quinta da Fidalga e Oficina de Artes Manuel Cargaleiro.
No Barreiro são várias atividades gratuitas, como circuitos turísticos, que incluem a visita aos famosos Moinhos de Alburrica – construídos em 1852, na praia fluvial da cidade -, e passeios de bicicleta.
Em Palmela, o turismo e a autarquia prepararam passeios de barco, provas de vinho, oferta de gerberas, visitas guiadas ao Castelo de Palmela que terminam com uma prova de Moscatel de Setúbal, Fogaça de Palmela e oferta de postais no posto de turismo, degustação de produtos regionais como tibornas com conserva de sardinha e prova de um vinho, das 10h00 às 19h00, na Casa Mãe da Rota de Vinhos, e ainda um debate sobre a Acessibilidade Universal, com algumas das atividades a prolongarem-se durante o fim-de-semana.
E ainda na região da Grande Lisboa, Vila Franca de Xira apresenta o Programa de Comercialização e Venda dos Produtos das Empresas que operam na Centralidade Arco do Tejo e debate o tema “Turismo para Todos – Promover a Acessibilidade Universal”, no Auditório da Fábrica das Palavras, das 09h30 às 12h30.
Nas ilhas, no Funchal o destaque vai para a A Rota da Cal – Associação de Investigação e Divulgação de Fornos de Cal, que vai proporcionar visitas orientadas ao Núcleo Museológico – Rota da Cal, um espaço classificado de Conjunto de Interesse Público em 2005, para além de muitas outras iniciativas.
Já nos Açores são várias as acções a ter lugar em todas as ilhas, que visam proporcionar aos turistas um maior conhecimento da realidade açoriana e das particularidades dos Açores, nomeadamente da cultura, gastronomia, artesanato e produtos regionais. Os hóspedes das unidades de alojamento turístico receberão uma amostra de produtos locais, e nas delegações e postos de turismo, será oferecida aos visitantes uma degustação de produtos regionais.









