As lendas do rock reconhecem-se pelo talento musical, mas também pelas roupas e acessórios que usam. Hard Rock Couture, a exposição que abre hoje ao público no Hard Rock Café de Lisboa reúne 20 peças de vestuário de ícones da música. Dentro de cada uma das montras encontra-se o objeto, mas também uma história associada ao artista ou ao momento em que os holofotes de acenderam para o registar.
O espartilho dourado, desenhado por Jean Paul Gaultier e usado por Madonna na atuação de «Like a Virgin” da lendária digressão Blonde Ambition ou o fato de veludo roxo de Jimi Hendrix cabem neste armário de vedetas, assim como a farda da escola de Angus Young que tão bem identifica o guitarrista dos AC/DC ou o vestido de lantejoulas com que Kate Perry subiu ao palco do Hollywood Palladium em 2009, durante sua tourné “Hello Katy”.
Anotações de letras de músicas, livros de curso que registam a passagem dos artistas, ainda em potencial, pelos bancos da escola ou prémios discográficos completam esta mostra que é apenas uma ínfima parte da coleção Memorabilia promovida pelo Hard Rock. Das cerca de 77000 peças que constituem a coleção internacional, foram selecionadas aquelas que revelam uma nova perspetiva da moda de alta costura inspirada na música. Elvis Presley, Freddie Mercury, Elton John, John Lennon, Lady Gaga, Sid Vicious (Sex Pistols), John Entwistle (The Who), Ace Frehley e Peter Criss (Kiss), Fergie (Black Eyed Peas), Shakira, Nikki Sixx (Motley Crue) e Brandon Flowers (The Killers) também ajudam a contar esta História.
Hard Rock Couture tem andado em itinerância pela Europa e pode ser vista a partir de hoje no Hard Rock Café de Lisboa, até ao dia 29 de novembro. A entrada é gratuita.













