Do Outro Lado do Muro é a peça que estreia a 9 de maio, no Teatro Variedades, no Parque Mayer, em Lisboa, e ficará em cena até 18 de maio.
Com texto e encenação de Tiago Torres da Silva e interpretações de Ricardo Carriço, Rita Ribeiro e Baltasar Marçal, o espetáculo aborda as transformações profundas na vida de uma pessoa que passa a deslocar-se em cadeira de rodas após um acidente.
A estória centra-se em Rodrigo, um jovem cantor em ascensão, que vê a sua vida mudar radicalmente após um acidente em palco. A personagem é interpretada em dois momentos distintos por Baltasar Marçal (antes do acidente) e Ricardo Carriço (após a lesão). Rita Ribeiro dá vida à mãe de Rodrigo, uma figura central na sua readaptação à nova realidade.
Segundo os criadores, o processo de construção do espetáculo passou por ouvir testemunhos reais de pessoas com deficiência motora. Salvador Mendes de Almeida, fundador da Associação Salvador, esteve envolvido desde o início, partilhando a sua própria experiência e facilitando o contacto com outros testemunhos. O objetivo foi garantir uma abordagem autêntica, sem dramatismos excessivos, mas com verdade e rigor.
O projeto conta com o apoio da Associação Salvador e o Alto Patrocínio da Presidência da República. Além de sensibilizar para os desafios da deficiência motora, a peça pretende contribuir para a mudança de mentalidades e reforçar o papel do teatro como ferramenta de empatia e inclusão.
A peça pode ser vista de quarta-feira a sábado às 21h00 e domingos às 16h00. O espetáculo inclui sessões com audiodescrição nos dias 16 de maio (21h00) e 18 de maio (16h00), com reconhecimento de palco uma hora antes.
Os bilhetes estão à venda nos locais habituais, e custam entre 14 e 22 euros. Há 20% de desconto para pessoas com deficiência. Um euro por cada bilhete vendido reverte a favor da Associação Salvador.














