Reedições são uma constante no mundo editorial, mas há algumas que têm um cariz muito especial, sendo por isso mesmo motivo de notícia, é o caso de O Mistério da Rua Saraiva de Carvalho, recentemente reeditada pelas PIM Edições.
O lançamento assinala os 120 anos do nascimento de Reinaldo Ferreira e o centenário da publicação original d’O Mistério da Rua Saraiva de Carvalho, com reprodução integral do texto impresso nas páginas do desaparecido jornal O Século, da autoria do mítico Repórter X.
A edição inclui uma reveladora introdução de Joel Lima, o mais conhecedor estudioso da obra do Repórter X, com o intuito de iluminar as origens obscuras da carreira literária de um autor pioneiro no género policial.
A 11 de junho de 1917, a edição da noite do diário O Século publicava, com honras de primeira página, uma carta assinada por um tal «Gil Góis», a dar conta de um «facto misterioso» que testemunhara na madrugada anterior: «três homens, completamente embuçados, saíam de um velho prédio desabitado que há na Rua Saraiva de Carvalho, transportando, com a dificuldade que denuncia o peso, um grosso volume de forma humana embrulhado em panos».
Os leitores aderiram em massa àquela narrativa inverosímil (real ou inventada?), que, durante seis meses, alimentou teorias e fez esgotar tiragens. O tão badalado folhetim foi o primeiro a sair da pena delirante e fecunda de Reinaldo Ferreira, então com uns precoces 19 anos e muito longe ainda de se transformar no célebre Repórter X.
Uma leitura empolgante, mesmo em pleno século XXI e 100 anos depois, numa edição ilustrada com fotografias e desenhos originais, com 336 páginas, e um preço de venda recomendado de 16,60 euros.










